.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Respirando Super Bowl

Nessa semana ainda não tinha ido para Downtown aqui em Manhattan. E hoje resolvemos pegar o 1 Train e partir para a Times Square, dar uma olhada, pois daqui uns dias estamos partindo para Miami (eu volto para NY, mas a patroa e as crianças voltam de lá para o Brasil). Enfim, estava acompanhando até então os preparativos para o Super Bowl apenas pela televisão. E hoje pude confirmar o entusiasmo dos americanos, em especial dos nova-iorquinos, com a final de domingo.
Eu não manjo muito de futebol americano, mal sei as regras, e também não estou por dentro dos detalhes de como funciona o campeonato. Apenas sei que o Super Bowl é a final disputado pela vencedora da liga de uma Confederação contra a campeã da outra. E, nesse ano, é o time de Seattle, do estado de Washington, contra o time de Denver, do estado de Denver. E além dos nova-iorquinos, há milhares de pessoas dessas duas cidades e de outras, e de outros países também, que estão entupindo a Time Square, espécie de sede oficial do Super Bowl até domingo, pois o MetLife Stadium fica na vizinha em New Jersey.
A Time Square inteira está com a conhecida super-produção americana. São telões, outdoors, estúdios dos principais canais de televisão do mundo, como a Fox Sports, improvisados no meio da avenida, campos de futebol americano em miniatura para as pessoas jogarem no frio, e aumentou os artistas de rua que ficam ali, zanzando, pedindo tip.
Até essa aí da foto apareceu para esquentar um pouco a temperatura da gélida New York City de final de janeiro...
Sobre os times? Bom, como disse, há torcedores vestindo as camisas de Seattle e Denver por toda a cidade. A cada esquina também há pessoas trabalhando, distribuindo mapas que mostram New York, o rio Hudson e New Jersey. As alternativas para ir até o Met Life Stadium e um mapa até o aeroporto JFK. Também estava exposta hoje a taça do Super Bowl, que consegui capturar graças a minha objetiva, pois havia uma filma gigantesca para chegar perto para tirar uma foto.
Bom, mas voltando a falar dos times, bem, eu vou torcer para o Broncos, que é o time de Denver. Tudo bem, se o time de Seattle ganhar também não ficarei triste. Vou torcer para os broncos porque vou para Denver lá por abril, pois é a capital do Colorado, e terei que ir até lá para seguir até Aspen, cidade adotada por Hunter Thompson e onde ele foi cremado e foi construído o monumento em homenagem ao jornalismo Gonzo. Também pretendo ir a Seattle, para o evento do ICA que vai acontecer na universidade de lá, mas sei lá, achei que meu vínculo com Denver era mais forte – ou menos fraco. Por outro lado, o Broncos já ganhou o Super Bowl, enquanto que o time de Seattle briga pelo título inédito, então, se ganharem estará tudo bem na minha mente...
E, finalizando, como postei no Facebook, vendo a empolgação dos americanos com a final do Super Bowl, sinto saudades dos tempos em que o Brasileirão tinha final. Aqui tudo para, a cidade está respirando o Super Bowl, há produtos de todos os tipos para vender, as pessoas falam disso nas ruas, na televisão, etc. Já no nosso super atrativo brasileiro por pontos corridos, o time é campeão em estádio vazio e os jogadores fazem uma comemoração broxante. Para os mais novos, sugiro que consultem no youtube mesmo os vídeos das finais de campeonato dos anos 1970, 1980 e 1990.... Era estádio lotado, jogos emocionantes, e o Brasil também parava para ver o jogo decisivo. Agora acabou. Optamos pelo caminho europeu, mesmo estando em tudo em desacordo com os europeus em tudo o que diz respeito à sociedade... Mas enfim, aí já é outra discussão....

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home