.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Favoritismo vermelho

Mais do que nunca, o Inter é favorito para o Gre-Nal de amanhã. Tem mais time, vive momento melhor, tem melhores jogadores, tem mais técnico e tem mais títulos que o seu arquirival. Antes estava tudo tecnicamente empatado, mas agora o Inter fez 2 a 1 no placar de Recopas conquistadas. O Grêmio ainda tem mais Copa do Brasil, mas o Inter tem mais campeonatos brasileiros. Portanto, essa Recopa fez com que, na disputa por quem tem mais títulos, o Inter abrisse uma Sul-Americana e uma Recopa de vantagem. E, por essas e por outras, mesmo sem Guiñazu e, talvez, sem D’Alessandro, o Inter entra como ultra-favorito no Gre-Nal de amanhã como poucas vezes se viu na história do clássico.
Torcer para o Grêmio amanhã é sofrimento certo. Mesmo com a chegada de Roth, o time do Grêmio segue desorganizado, com um monte de maluco correndo, cada um para um lado diferente, fazendo com que os torcedores se desesperem a cada jogo. Já no Inter, o Leandro Damião só falta fazer gol de bunda. De resto, ele já fez todo o tipo de gol. Ou seja, o Inter é melhor e vive uma fase ótima, com uma conquista de título recente, enquanto o Grêmio segue em crise, sem títulos, e com um time medíocre. O Grêmio talvez ainda se safe porque em clássico tudo pode acontecer e porque o jogo é no Olímpico. Mas, ainda acho esses dois pontos insuficientes para combater o favoritismo colorado.
ANALISTA TRICOLOR – Para superar minha depressão futebolística, cogitei seriamente em procurar um analista, quem sabe o de Bagé, do Luis Fernando Verissimo. Até já consigo antever o meu encontro com o seu dotô:
Entro na sala, e ele me diz:
- Te senta no pelego, índio velho, que tem um monte de louco esperando ali fora.
Sento.
- Mas o que se passa, índio velho, desembucha?!
- É meu time, dotô. Ele não ganha mais nada há anos... E pior, o outro time, o rival, ganha tudo e tem um baita time, enquanto o meu não desanda dotô...
- Tchê, já tentaste não acompanhar mais futebol, ou trocar de esporte, passar para o vôlei, basquete, futebol americano, rugby....?
- Não dotô. Eu não consigo. Não sei nem as regras desses esportes.
- Você acha que a dor que sente vendo teu time perder tudo e o outro time ganhar tudo é a pior dor do mundo?
Penso por um instante, e respondo, meio gaguejando:
- A-acho.
- Levante-se, índio velho! – ordena do dotô. Levanto. O dotô se aproxima e diz:
- Aposto que não é pior do que isso – pow!
E me da um joealhaço no saco... Saio me arrastando do consultório e ainda ouço ele gritar:
- Próximo!
Um bom fim de semana a todos. Sem joelhaço no saco nem derrota no Gre-Nal...

*Texto publicado no J Missões deste sábado

3 Comentários:

Postar um comentário

<< Home