Surpresa!
Quem, no longínquo 1909, imaginava que o Grêmio empilharia 10 gols no seu maior rival? Quem sonhava que o até então mediano Fabiano fosse destroçar o Grêmio no famoso Gre-Nal dos 5 a 2 em 1997? Quem, além dos colorados, imaginava que o Inter fosse virar o Gre-Nal do século para 2 a 1 no segundo tempo nas semifinais do Brasileirão de 1988? E quem sonhava que no Gre-Nal do centenário Farroupilha, em 1935, o Grêmio marcaria o primeiro gol da vitória por 2 a 0 (o Inter precisava do empate) aos 38 minutos do segundo tempo, na última partida do imortal Lara com a camisa tricolor? Enfim, em cada Gre-Nal temos uma surpresa. Nenhum Gre-Nal é previsível. Foi assim no Gre-Nal disputado no Olímpico no ano passado, quando o Inter fez 1 a 0 com Nilmar e, quando tudo se encaminhava para uma vitória maiúscula dos colorados, Souza empatou de falta na primeira etapa e Maxi Lopez virou no segundo tempo. Bem como, um gol surpreendente de D’Alessandro aos 2 minutos, no Gre-Nal do Beira-Rio pelo Brasileirão do ano passado, também decretou a vitória colorada. Tudo imprevisível. Comentários, esquemas táticos, apostas de torcedores fanáticos, teorias hiper-elaboradas em conversas no Canecão, entre um copo de cerveja e outro, cornetas trocadas antes da hora entre gremistas e colorados, enfim, tudo vai por água abaixo quando a bola rola. Não há lógica. Não há previsibilidade.
Nessas horas, acho que a teoria da minha mãe está certa: ganha quem tem mais sorte. Segundo ela, enquanto alguns chutam e a bola passa raspando ou bate na trave, outros batem de qualquer jeito e a bola entra. Em dia de Gre-Nal, essa lógica prevalece. Jogar melhor, não adianta. O que resolve, para o torcedor, é bola na rede!
Um bom final de semana e um excelente Gre-Nal a todos. E que vença o mais sortudo.
* Texto a ser publicado no Jornal das Missões desse sábado.
2 Comentários:
uhmm...
Por Silvério, às 23 de outubro de 2010 às 15:36
Aqui na minha cidade cada gol do grêmio parecia final de campeonato....cheguei a conclusão que o principal não era ganhar para ficar perto dos líderes e da libertadores 2011..NÃO!..o que os gremistas queriam eram somente ganhar do campeão da américa e futuro bi-mundial. Que phase!
Por Silvério, às 25 de outubro de 2010 às 15:39
Postar um comentário
<< Home