.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Saudades do fanatismo futebolístico...

Antes dessas eleições, eu achava que o fanatismo futebolístico era o pior de todos os fanatismos. Refiro-me ao Brasil, óbvio. Porque o fanatismo religioso que leva a ataques suicidas certamente é o pior fanatismo do mundo. Enfim, achava que os argumentos dos torcedores, independente de clube, eram os mais irracionais, cegos e distorcidos de todos. O meu time é melhor, o seu é o pior. Meu time é bom, o seu é ruim. Meu time e minha torcida são do bem, teu time e tua torcida são do mal. A camisa do meu time é bonita, a do teu time é feia. Mas nessas eleições alguns políticos e alguns eleitores estão superando os mais insuportáveis dos fanáticos torcedores futebolísticos. Meu candidato é do bem, tua candidata é do mal. Minha candidata cuida dos pobres, teu candidato cuida dos ricos. Ah, façam-me o favor! Não tem quem agüente isso. Você liga a televisão, tem uma musiquinha tosca dizendo que o Serra é do bem e a Dilma é malvada e come criancinhas. Serra do bem, com aquela cara de vampiro? Convenhamos. Ligo o rádio, está a Dilma falando que o Serra e o Fernando Henrique quebraram o país. Vamos combinar, o país não foi quebrado por um único governo...
Agora, o pior, são os eleitores fanáticos que caem nessas ladainhas. Você vai num almoço e ouve um punhado de repetições de lugares-comuns, sem nenhum embasamento sólido, com um discurso papagaístico de tais campanhas superficiais e apelativas. Vendo a campanha eleitoral desse segundo turno, sinto mais orgulho ainda em torcer fanaticamente pelo meu time. Pelo menos me divirto. E converso com meus rivais, admitindo o mérito do time deles, e por fim ainda tomamos uma cerveja juntos e fica tudo bem. Agora, com os fanáticos políticos, não podem existir opiniões divergentes das deles. Eles não aceitam. Você tem duas opções: concordar ou concordar. Ou ainda, uma válvula de escape, mandar tomar naquele lugar, virar as costas, ligar a TV e ver o jogo do seu time pelo Brasileirão...
PACIÊNCIA – Está certo, nobre leitor, essa coluna é sobre esporte, não sobre política. Então, aqui vai meu breve comentário semanal sobre a dupla: olhando na tabela os jogos até a última rodada, observo que o Grêmio vai ter que vencer no grito mesmo, pois terá jogos difíceis e importantes em casa. O tricolor recebe: Cruzeiro, Internacional, Ceará, Atlético-PR e Botafogo. Fora o Ceará, os outros quatro estão na sua frente na tabela. Ou seja: jogos de seis pontos. Já o Inter, não creio que vá disputar o título porque terá que viajar para disputar o Mundial. Porém, acredito que fica entre os quatro primeiros, pois tem adversário como Atlético-GO, Avaí e Grêmio Prudente pela frente. Sem contar que é possível trazer três pontos do Rio contra o Flamengo hoje.
Enfim, bons jogos para todos nesse final de semana, e parabéns ao meu pai, Nabuco, que está de aniversário hoje! Viva o futebol e abaixo as campanhas sarnentas e pegajosas!

*Texto que será publicado no Jornal das Missões desse sábado.

5 Comentários:

Postar um comentário

<< Home