.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Uma paisagem em meio ao martírio

Ele andava pela praia pensando em seu passado e na sua falta de perspectiva para o futuro. Tratava-se de um ser maltratado pela vida, cansado e injustiçado. Os dez meses em que ficou na prisão o fizera envelhecer 10 anos na aparência. Tinha 30 com cara de 40. Conheceu algumas figuras enigmáticas atrás das grades, pessoas com grande espírito, grandes idéias, cheias de vontade, mas semi-mortas pela prisão. Por outro lado, também conheceu o quão o ser humano pode ser cruel. O quanto um homem pode querer e fazer mal a outro. Alguns o admiravam pelo seu conhecimento e, com isso, passavam dicas e informações que lhe foram fundamentais para sobreviver entre os outros presos. Por outro lado, teve que fugir de psicopatas e negociar com dementes que lhe apresentavam três opções: ou dava dinheiro, ou cigarro ou sangue.
Fora solto há seis meses, mas não conseguiu emprego. Sua ex-mulher e filhos o abandonaram pouco antes de ser preso. “Acho que por isso fiz aquela bobagem”, pensava consigo mesmo, enquanto mais uma onda se quebrava ali perto. Quando saiu, procurou emprego em todos os lugares possíveis e imagináveis, mas não conseguira nada. A única oportunidade de sobrevivência quem lhe deu foi a dona de um restaurante, mãe de um ex-colega da prisão. Agora, ele trabalhava das 8h às 20h como garçom e auxiliar de serviços gerais em troca de um salário mísero, um quarto minúsculo e almoço de segunda a sábado. Trabalhava como um condenado ao sofrimento. Por vezes sentia saudades da prisão. Não se cansava tanto lá, atrás das grades.
Jotinha, como era conhecido, caminhava pela praia pensando em tudo isso, quando resolveu sentar em uma pedra, de frente para o mar. E lá estava ele, sentado, meditando, conversando com os deuses, quando olhou para o lado e viu uma garota com o cabelo cor de fogo, sentada com as pernas cruzadas, como uma índia, que lhe olhou e sorriu. Ele sorriu de volta e a partir de então ele tinha algo bom para se lembrar em seu martírio pela vida.

4 Comentários:

Postar um comentário

<< Home