.

sábado, 19 de dezembro de 2009

O ovo assassino - versão serrana

Em uma semana em Bento Gonçalves, sigo tendo que dar mil explicações sobre a minha alergia a ovo. Lembram daquele texto, escrito há mais de ano, um dos primeiros desse blog, intitulado “O ovo assassino”? Estou seriamente pensando em imprimir umas trezentas cópias e sair distribuindo por aí. Primeiro, respondi todas as questões que ouço há 28 anos aos meus amigos, colegas e companheiros de casa, Agnelo e Araldo. Bom, trato de adiantar que não se trata de uma dupla sertaneja, mas sim de uma dupla de jornalistas porto-alegrense, igualmente importada para a Serra Gaúcha. Passada uma semana, agora eles estão começando a saber o que vai e o que não vai ovo. Disseram outro dia que sou um especialista em ovo.
Abro um parêntese porque nesse momento Independiente fez 1 a 0 no Barcelona na final do Mundial Interclubes. É tão comum vencer o Barcelona na final do Mundial... Daqui uns dias até a SER Santo Ângelo, o São Luiz de Ijuí e o Esportivo de Bento também vão fazer isso...
Mas, voltando ao ovo, bom, quem mais ta sofrendo com isso é o Agnelo, apelidado por nós de Aguinight, já que ele é o gourmet da casa e por enquanto tem se virado com pratos sem ovo. As respectivas namoradas deles também já se acostumaram, e não adianta eu dizer “não esquentem, podem comer coisas com ovo que eu faço um sanduíche para mim”. Todos aqui tem se demonstrado solidários com o meu triste destino alimentício, apesar das piadas e da desconfiança que eles tem de que minha alergia é psicológica e dos meus xingamentos relacionados a isso.
Outro que já decorou a minha alergia é o tio do Marmitex. O Marmitex é um restaurante que tem perto da rádio onde vendem prato pronto. Vêm arroz, feijão, bife, purê de batata, ovo frito, massa e maionese. Eu chego na porta e o tio já grita para o pessoal da cozinha:
Vai fazendo um daqueles que não vai nada!
E não adianta explicar que não é para por ovo, maionese e massa porque tenho alergia. Eles ficam me olhando como se dissessem “quanta frescura”. Enquanto eu não vomitar na mesa dos clientes isso vai continuar. Apesar disso, o tio é parceria, porque ás vezes coloca uma coxa de galinha ou dois bifes para compensar o ovo, a massa e a maionese.
Nos outros restaurantes onde comi aqui até agora, onde pedi prato feito, tive que dar a mesma explicação. Eu pergunto:
O que vai?
Vai isso, aquilo, mais não sei o quê, ovo, maionese e massa.
E eu digo:
Pode tirar o ovo, a maionese e a massa.
O garçom sempre arregala os olhos e diz:
Então tu vai comer o quê?
Porra, vou comer o resto: arroz, feijão, batata frita e carne uai. Pra que mais?

1 Comentários:

Postar um comentário

<< Home