.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Reconstituindo o passado Hare Krishna (entrevista exclusiva!)

Bom, estava escrevendo o último post, quando comecei a falar com minha amiga Simone Conforto, do Rio de Janeiro. A nossa história é sinistra, apesar de que eu não lembrava direito. Resumindo, eu recordava que a tinha conhecido no Fórum Social Mundial de Porto Alegre, em 2005, e na semana seguinte, ao acaso, a reencontrei no carnaval no Rio de Janeiro. Só que, como vocês verão na entrevista que se segue, foi na Lapa, e não em Santa Teresa, como achava que tinha sido. Enfim, apresento aqui a Simone, que segue morando no Rio, e que me ajudou muito a reconstituir mais uma parte do meu passado que estava perdida em alguma latinha de cerveja qualquer durante aquelas duas semanas de folia na capital carioca:
Pouco antes da entrevista:
Posso te pedir um favor antes de começar?
O quê?
Tipo, sem parecer chato, mas já sendo, dá para tentar escrever sem as abreviações da internet, para facilitar a edição?
Escrevo mal pra caralho, mas vou tentar.
Vamos lá então!
A entrevista:
Nome?

Simone Ferreira Conforto
Profissão?
Fonoaudióloga e professora de surdos.
Idade?
36. Sempre minto.
Como conheceu esse que vos escreve?
Na beira do rio Guaíba. Num dia do Fórum Social Mundial.
Como foi?
Estávamos todos conversando com um russo, que contava histórias do seu país. A beira do rio.
E?
Ficamos conversando, falando de yoga, de caminhos de meditação... Ele nos vendeu um livreto de Hare Krishna.
Caraca, eu achava que tinha memória, mas você me ganhou!
Viu???
E o russo falava junto? Como entendíamos o russo?
Ele falava português.
Caraca!
Mal pra caramba, mas nos entendíamos. Pois no Fórum se fala todas as línguas possíveis...
E eu comprei o livro também? Tô começando a lembrar disso...
Eu sei disso tudo, porque eu comprei o livreto e o meu namorado era aí do Sul e ele me fez uma dedicatória.
Então quer dizer que nos conhecemos através do russo?
Foi.
Tu vês. E você tava com a turma que veio de excursão, do Circo Voador?
Isso, estávamos nos despedindo.
Nossa.
Eu ia ficar.
É mesmo. Nós ficamos dando tchau pro pessoal dos ônibus.
Pois não tinha carona.
Que côsa.
Isso foi muito engraçado. Horas se despedido do Fórum. Todos muito emocionados pelas histórias de vida, palestras, cultura, trocas...
Caraca, eu lembro do Mineiro, que levou uma ZH que saiu uma nota dele, e depois no Rio ele me deu um monte de melzinho da Lapa no carnaval.
Isso!!!
Tu conhece o Mineiro?
Ele é meu amigo.
Deixa eu ver... daqueles, eu ainda tenho contato com o Vinicius Longo.
Claro!! O Mineiro vende mel na Lapa!
O Tarso sumiu também, e a Cinthia tinha ido pra Bahia a última vez que falei com ela.
O Tarso era amigo de um ex-namorado meu. O Vinicius faz o que?
Caraca, a entrevista é contigo. Depois a gente fala disso...Então, voltemos às perguntas e à tentativa de reconstituir o meu passado... Quê lembrança você tem desse que vos escreve, lá do Fórum?
Que você me fez companhia quando eu estava lá sozinha, esperando o Marco.
Claro, aí ele chegou.
Daí ele chegou.
Lembrei agora.
E ficamos conversando com o tal russo.
Aliás, o que aconteceu com vocês: casaram, brigaram, tiveram filhos?
Lembra?
To começando a lembrar.
Chamei ele pra vir pro rio. A gente sempre se escreveu bastante. Nos falamos sempre no orkut.
O Marcos ou o russo?
O Marcos.
E o russo?
O russo me mandou um email.
Sério?
Sobre alguma coisa naquela época. Acho que foi que viria pro Rio de Janeiro.
Tu vês.
Mas não nos encontramos mais.
Mas e a historia com o Marcos? como ficou?
Nos falamos no telefone, no orkut, cartas lindas de a mor, mas depois a distância, as pessoas, a vida nos distanciou... Mas foi legal enquanto durou... Mandei ovinhos da Páscoa, presentes...
Legal. Eu não curto muito ovos, mas ele deve ter curtido... Mas voltemos no tempo novamente...
Porque ele tem duas filhas. Ta.
E depois, no carnaval, como nos encontramos?
Daí, um dia, lembro do dia, pois foi um dia especial, lembra?
Claro! Mas contaí..
Era o dia que começava o carnaval no Rio. Não oficialmente. O dia que todos os blocos se encontraram na Lapa. Estava lindo dia, eu voltava da praia e estava rosa o pôr do sol na Lapa. Os blocos, céu na terra, cordão do boitatá, as pessoas bonitas, coloridas, cheias de luz...
Caraca, que memória!
Eu estava feliz!! Alto astral!!
Uhuullll!! Hare Krishna!
Daí encontrei com você no meio dos arcos da lapa. Lembra?
Nos arcos?? Caramba, eu jurava que tinha sido no morro de Santa Teresa...
Então eu falei: você por aqui??? Você não é de Porto Alegre? Daí, demorou pra você me reconhecer naquela confusão... Gente, blocos,uma luz especial, acho que depois nos encontramos em outro lugar... Daí não lembro bem.
Sim, depois acho que foi em Santa Teresa!
Talvez seja em Santa.
Ou foi noutro dia, sei lá. Então, eu fui pra lá e fiquei até o sábado depois do carnaval, lá na casa do Vinicius, em Bonsucesso.
O fato é que foi mágico né??
Foi hare krishna. Por falar nisso, você continua mística?
Eu?? Desse papo todo, comecei a fazer yoga.
Tu vês.
Já fazia meditação taoista, budista e agora faço yoga que me faz muito bem. Adoro musica mantras...
Tu vês, aquele russo mudou a tua vida...
Mas eu sou uma comunista tântrica. Se é que isto existe!!! Adoro Che Guevara. Adoro a guerrilha, a luta de classes. Filha de comunista...
E viva lá revolución! Tu vês. E o russo sumiu?
Pois é, ele me escreveu dizendo que estava pra vir com a namorada. Algo assim, mas não veio. Quem veio foi você!!! Que história! Isso pare e até um pagode russo...
É mesmo.
E assim, mais uma parte do meu passado perdido foi reconstituída, graças a ajuda da mística Simone. Gracias pela entrevista, muchacha!

2 Comentários:

  • doideira alemao.

    Por Blogger Zaratustra, às 11 de fevereiro de 2009 às 03:44  

  • puxa!!!
    como é que pode né???
    (re)viver o passado assim é massa e o fórum era mesmo um coisa sensacional cheio de experiencias trocas,homéricas,aprendizagens.e muita doideira!!
    eu amei,sua crõnica!!me trouxe muuitas lembranças.
    e viva o fórum mundial social á beira do rio guaíba!!!

    Por Blogger sissa, às 22 de março de 2009 às 18:45  

Postar um comentário

<< Home