.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

A Martha Medeiros Capixaba


Depois do que aconteceu nos últimos dias, eu posso me considerar um Mansueto Bernardi do século XXI (que colocou o Erico Verissimo na Editora e Revista do Globo). Pois eu tenho uma amiga que eu sabia que escrevia bem, mas não imaginei que escrevia tão bem! Agora só me falta comprar a Editora Globo e contratá-la!
Mas enfim, eu a apelidei de Martha Medeiros Capixaba,já que ela mora em Vitória, no Espírito Santo (mesmo estando brigado com a Martha Medeiros, sem ela saber, porque ela me chamou de paranóico por e-mail, ora vejam vocês! - outro dia conto essa história). O nome dela é Bárbara, é formada em direito e tem 24 anos. Bom, não tenho muito o que dizer sobre o texto, já que ele fala por si próprio! Apenas um conselho: deliciem-se. A foto da autora é essa ai, e a das amigas ela achou melhor não publicar, mas podem crer que nada do que ela escreveu foi exagero...
Eis o texto:

Same Mistake Again

Sábado à noite, num dia meio frio e sem grandes expectativas de uma balada daquelas, resolvi me reunir com três amigas em casa. Era só um aquecimento, mas que depois da primeira garrafa de champagne devidamente acompanhada de um pacote de Doritos, acabou virando o programa da noite. E, obedecendo a máxima absoluta de que quando a bebida entra a verdade sai, o papo acabou sendo conduzido para o mais complexo dos temas, pelo menos para nós mulheres: o incompreensível universo masculino. Logo a primeira das amigas resolveu quebrar o gelo. Tinha acabado de terminar um namoro. Motivos não faltavam para tal. O principal? A menina passava muito mais tempo sofrendo com as atitudes egoístas do sujeitinho do que feliz ao lado dele. Mas mesmo assim, estava ali, agoniada, se perguntando se havia mesmo tomado a decisão certa e nos confessando a sua recaída no dia anterior. Porém, em questão de minutos, foi solenemente interrompida pelas reclamações de nossa segunda amiga. Ele não era namorado dela, mas ficavam com uma certa freqüência há meses. Só que ele era um apreciador dos famosos "chás-de-sumiço" e passava dias sem dar as caras. Quando finalmente aparecia, era aquela confusão que sempre acabava em... pizza! A garota, com a cabeça cheia de champagne e minhocas, queria saber até quando aquela situação era aceitável. Ou será que nunca foi? Minha terceira amiga? Bem, esta está às voltas com um galinha convicto, e isso resume as coisas. E, quanto a mim...o meu momento de revolta não permite que eu me manifeste da maneira como se espera de uma moça bem educada.
Nessa altura do meu texto, provavelmente algum leitor machista e engraçadinho já terá interpretado o quadro acima como uma típica reunião de mulheres mal-amadas e encalhadas, que vivem de culpar os pobres homens pela própria incompetência. Antes fosse!!!!
Essas garotas, e falo com propriedade sobre as minhas amigas, são mulheres lindas e inteligentes. Meninas de família, educadas, divertidas e com a vida profissional encaminhada. Dificilmente saem para a balada sem serem abordadas por algum homem. São sim, "partidões", garotas para namorar! Mas isso não impede que passem horas e horas à espera de um telefonema DAQUELE cara, ou de um planejado encontro "casual" naquele barzinho que todo mundo vai. Isso sem falar das noites mal dormidas, das lágrimas intermináveis e das conversas confessionais como a daquele sábado à noite. E quantas vezes abrem mão do que acreditam ou perdoam o imperdoável?E aquele "não quero vê-lo nem pintado de ouro" gritado aos quatros ventos se dilui no ar, como se nunca tivesse sido dito.
Não, mulheres feministas de plantão, isso não quer dizer que elas sejam fracas, com auto-estima baixa ou incapazes de saber o que é melhor para elas. Elas sabem. E lutam por isso. E talvez por esse exato motivo estejam todas nessa barca furada que afunda a olhos vistos.
Mulher tem mania de acreditar que o sujeito pode mudar. Ou que talvez ele estivesse mesmo num curso naquele dia. Ou quem sabe, ainda seja cedo para dizer adeus. Ele pode perceber o quão especial ela é..! "E se eu desistir do cara certo”? Acho louvável essa característica feminina. Gosto da nossa persistência, da nossa lealdade a quem amamos e, principalmente, dessa coisa bonita de sermos assim, meio sonhadoras. E quem não quer o final lindo daquela comédia romântica da sessão da tarde? Entretanto, eu já percebi faz tempo, lá pela minha 14ª decepção amorosa, que essa nossa teimosia barata infelizmente não costuma levar a lugar nenhum. E, ainda pior, nos deixa estagnada numa relação nitidamente fadada ao fracasso, enquanto poderíamos estar nos permitindo um novo começo com alguém muito mais bacana. Perdemos preciosos momentos de nossas vidas lutando contra o inevitável, e perdoando incontáveis mancadas, só para no final perceber o que todo mundo já sabia: "ele não é o cara para você!". Fácil, então! É só cair fora!
Bem... mas como seguir em frente sem ficar com aquela incômoda sensação de que se desistiu fácil demais ou com aquela dúvida arrasadora sobre a sinceridade daquele lindo sorriso que parecia ser só para você? Como ignorar essa característica tão feminina de sentir, em detalhes tão sutis, que ele é a pessoa certa? Como declarar, solenemente, o veredicto final - "culpado!", sem o menor sinal de remorso ou insegurança? Isso, meus caros amigos, eu não saberia responder... O dia em que eu descobrir, escrevo um livro que indubitavelmente irá virar um best-seller e eu sei, meninas... sei que vocês todas irão comprar! Enquanto isso, fico aqui, tentando fazer dar certo mais uma vez, ou quem sabe mais duas vezes. Pego outra taça de champagne e cantarolo, incansável, aquela grudenta e profética musiquinha romântica da novela das 8, "cause I'll just make the saaaaaaaaaaame mistake again"!And again!

3 Comentários:

  • Ah...essa é nossa cidade..um cantinho q reune homens insuficiente bonitos como os cariocas mas com a galinhagem no sangue...insuficiente educados como os mineiros mas sem coragem de dizer o que sentem e darem o 1o passo na relaçao...dizem por ai que a culpa é das mulheres q os fizeram ficar assim...quais mulheres? as meninas q antes ingênuas se transformaram em "partidões", civilizadas, educadas, grandes profissionais... esses belos moços da terra do nunca, um belo dia se encantam sem explicação e amam alguem... paradoxalmente que foge a tudo q nós, durante eternidades, tentamos ser...regadas de champagne, pizzas dentre outros...

    Por Blogger Sensata, às 19 de maio de 2008 às 18:03  

  • apresenta essa amiga tua aí...

    Por Blogger Zaratustra, às 20 de maio de 2008 às 17:31  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    Por Blogger Marcos, às 31 de agosto de 2009 às 06:02  

Postar um comentário

<< Home