.

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

David Copperfield - Parte 2


A partir da página 400 da obra, comecei a perceber mais claramente as técnicas literárias de Dickens. Ele vai pipocando aqui e ali perguntas, pistas e jogos com encontros e reencontros de Copperfield com os outros personagens. Vez ou outra ele apresenta um conflito, deixa ele quieto por várias páginas, para retomar mais para frente. Seguindo a leitura, você sente algumas questões mal resolvidas e levanta algumas suspeitas. Enfim, por isso concluí que David Copperfield é, para a literatura, como uma série é hoje para o audiovisual. Ainda não assisti ao filme baseado na obra de Dickens, no entanto, lendo, eu visualizo o troço todo mundo mais como uma série do que como um filme. Principalmente porque eu li praticamente de 40 a 50 páginas por dia, o que está me permitindo concluir a obra em aproximadamente 30 dias. Foi mais ou menos como se eu estivesse assistindo a uma série. Isso é totalmente justificável se considerarmos que David Copperfield inicialmente foi escrito como romance-folhetim, publicado em capítulos na imprensa da época.

Uma das questões que Dickens levanta e deixa para retomar bem mais à frente é a suspeita de um caso entre a esposa do diretor da segunda escola onde ele estudou, o sr. Strong, e o primo dela, sr. Madson, que é mandado por um período para fora do país. A suspeita fica nas entrelinhas e inicialmente você fica com medo de confirmar. No entanto, uma das principais intrigas dessa metade da narrativa é o caso que o grande amigo dele Steerforth, até então idolatrado por ele, tem com a pequena Emily no momento em que ela está noiva de Ham. Antes disso, Agnes, a filha do dono da casa que hospeda ele enquanto está na segunda escola, adverte que Steerforth não é o que parece ser e que ele usa o seu charme para conseguir o que quer. Bom, desnecessário dizer que esses textos sobre a obra contém spoillers... Enfim, adverti que não era para você ler, desgraçado leitor. São várias pistas que Dickens vai deixando e que você ao mesmo tempo em que vai colhendo vai tendo a curiosidade desperta por essas pistas. Em resumo, o Sr. Peggotty cai em desgraça ao saber que a pequena Emily abandonou o noivo para fugir com Steerforth. E tudo isso acontece enquanto Copperfield está apaixonado pela filha de seu patrão, Dora. Nesse ponto há um reencontro surpreendente: a irmã do Sr. Murdstone está trabalhando como conselheira da pretendente do protagonista. Você se sente angustiado acompanhando esse reencontro de Copperfield com aquela que talvez tenha sido sua maior carrasca. Você pensa: pronto, agora o grande amor da vida dele foi pelo ralo. No entanto, quando ele tem a oportunidade de conversar com a amada, ela lhe revela que detesta a srta. Murdstone. Então, a essa altura da narrativa você tem algumas perguntas plantadas em seu cérebro para querer descobrir as respostas.

Primeiro, o que o sr. Peggotty vai fazer para achar Steerforth. E de que lado Copperfield vai ficar? Será que ele se revoltará contra o seu melhor amigo e grande ídolo? E Agnes? Ele vai contar a ela o ocorrido?

Segundo, a mulher do diretor Strong realmente tem um caso com o primo? E, considerando a época em que se passa a história, início do século XIX, o que vai acontecer se o romance for descoberto?

Terceiro, Copperfield vai conseguir conquistar o seu amor platônico? Os outros dois que ele tivera até então não deram certo. O primeiro foi a pequena Emily, que noivou com Ham mas fugiu com Steerforth. O segundo foi uma mulher mais velha da escola para garotas que noivou com um personagem terciário. E agora? Será que a Srta. Murdstone vai conseguir atrapalhar tudo? E o seu chefe, aceitaria tal relacionamento?

Uma quarta pergunta surge, de um caso não comentado aqui.  O sr. Micawber, que alugou o quarto para ele em Londres e que volta a aparecer na narrativa, está novamente endividado. Agora ele hospeda Tradles, um antigo colega de Copperfield da primeira escola. No entanto, Copperfield descobre que Micawber está dando um calote em Tradles. E agora? O que ele vai fazer diante do impasse entre dois grandes amigos? E outra: um outro personagem secundário, um ruivo chamado Uriah Heep, está chantageando o pai de Agnes. Com isso, ele foi admitido como sócio da empresa dele. E pior: o próximo passo vai ser casar com Agnes, que nem imagina tal ambição de Heep. Como Agnes faz tudo pelo pai, Copperfield está angustiado pois ele sabe que ela aceitaria tal desgraça para salvar a figura paterna. No entanto, até então, o motivo da chantagem ainda é um mistério. E tudo isso que nem mencionei que o sr. Burkis faleceu, deixando Peggotty viúva...

Enfim, são vários e vários pontos de interrogações em várias histórias paralelas plantados pelo autor, ao melhor estilo série e novelas (na verdade essa é uma técnica da literatura adaptada pelos roteiristas de séries e novelas audiovisuais..).

Até a página 800, algumas dessas perguntas são respondidas e outras são estendidas para as últimas páginas. Até então, o sr. Peggotty não encontra Steerforth nem a sobrinha, mas encontra pistas e recebe uma carta da pequena Emily com dinheiro em anexo. Agora, ele quer encontrar Steeforth para devolver o dinheiro e levar a sobrinha de volta, considerando ela uma santa que foi persuadida pelo amigo de Copperfield. Apesar de ficar do lado do sr. Peggotty, Copperfield ainda sente compaixão por Steerforth. Já a mulher do diretor Strong realmente tem um caso mal resolvido com o primo. No entanto, Heep, que a essa altura já está apresentado como o grande vilão do romance (substituindo o sr. Murdstone nesse papel) já contou a ele sobre seus chifres e segue vivendo de chantagens sobre os outros personagens. A mais ambiciosa é casar com Agnes. A terceira pergunta é totalmente respondida. Sim, Copperfield conquista Dora, seu amor platônico. No entanto, o pai dela (seu chefe) é contrário ao caso – ele descobre o romance entre os dois através da srta. Murdstone, que trabalha como conselheira de Dora. Para a sorte de Copperfield, o velho fica tão estressado que bate as botas – o que é uma ironia, pois com a morte dele, a srta. Murdstone também perde o emprego. A essa altura o Sr. Murdstone encontrou outra garota nova para dar o golpe do baú. Com a morte do chefe, a guarda de Dora vai para duas tias distantes que aceitam o relacionamento de Copperfield com a sobrinha desde que observada uma série de condições, que vão desde a presença delas nos encontros até o limite no número de dias na semana em que eles podem se ver. No entanto, fica evidente que Dora é uma garota mimada, que não tem noção da realidade, super temperamental e que gosta de absolutamente tudo o seu jeito. Fica a dúvida se esse relacionamento vai seguir em frente ou se vai resultar num casamento com um evidente desentendimento no futuro (pois Copperfield tem que trabalhar para viver, fato que Dora não aceita).

Já o Sr. Micawber entrega um papel para Tradler assumindo a dívida e isso, para ele basta. Porém, ele também se envolve com o vilão Heep e fica a dúvida de qual tramoia o ruivo malvado está aprontando para ter Micawber na palma da mão, como a essa altura ele já tem o dr. Strong e o pai de Agnes. Ele tentou dobrar Copperfield, mas levou um bofetão na cara. Já o motivo da chantagem sobre o pai de Agnes, ainda não é revelado. Para além de tudo isso, a essa altura, a tia e Copperfield perdeu tudo e foi morar com ele juntamente com o sr Dick. Também há um mistério no ar sobre uma misteriosa figura que teria poder sobre ela (e que eu suspeito ser Uriah Heep). Fica a surpresa para os próximos capítulos.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home