.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

On the road - Ranking de cidades americanas

Lista de cidades

Como já comentei no Facebook, quero fazer uma lista de pontos positivos e negativos dos Estados Unidos. Reservo-me a esse direito tendo em vista a quantidade de listas que europeus, americanos e gringos em geral tem feito sobre o Brasil. No entanto, hoje, na falta do que fazer na noite de uma quarta-feira chuvosa no Harlem, faço essa lista: das melhores cidades americanas. Um pouco dessa inspiração foi gerada pela pergunta que todos fazem: "se você pudesse escolher, ficaria nos Estados Unidos ou voltaria para o Brasil?". Para mim, a resposta é clara: se eu tivesse as mesmas condições de salário e de atividade profissional, escolheria os Estados Unidos. Mas como isso é praticamente impossível, eu nem cogito essa hipótese. Então, numa viagem platônica, fiz essa lista rankeando as cidades da terra do Obama. Para tanto, estabeleci os seguinte critérios:

a) A ordem de classificação é a ordem da cidade que eu escolheria para morar (não para visitar). Por exemplo, Las Vegas considero uma ótima cidade para se visitar, mas no ranking, ela perde algumas posições, pois o primeiro critério é moradia.
b) Só estão na lista as cidades na qual fiquei pelo menos um dia. Ou seja, algumas pela qual simplesmente "passei" em minha viagem cross-country pelos Satetes, não estão rankeadas.

Segue a lista:

1) New York City. Na minha opinião, a campeã em todos os sentidos - moradia e turismo. A que mais tem pontos turísticos, a que mais tem coisas para fazer para todos os gostos e a mais bonita. Posso dizer que todas as outras cidades americanas você conhece razoavelmente bem em uma semana. Não New York City. Minha irmã, por exemplo, ficou aqui uma semana e não conseguiu ver tudo (e o que ela viu foi meio que na correria). E ainda por cima é a melhor para morar, pois você pode fazer tudo de metrô, não precisa de carro para se locomover, e tem uma atividade cultural que não para - e para todos os gostos. É boa para tudo: descanso, lazer, bares, atividades culturais, exposições, passeios, história, etc... Portanto, se eu fosse morar nos Estados Unidos, a prioridade seria para NYC.

2) Miami. Gostei, de maneira geral, de Miami. Diria que não tem o mesmo transporte público de Nova York, mas o trânsito ao menos não é tão caótico quanto o de Los Angeles, por exemplo. A sensação é de uma cidade média-grande. Você pode morar em Miami e ficar perto de um monte de praias paradisíacas. Também conta com uma intensa programação de atividades e eventos. E o clima é agradável, pelo menos no inverno... E também ajudou as pessoas que conheci lá, que foram sensacionais. Morar num lugar aonde você pode conhecer pessoas legais também ajuda.

3) Chicago. A imagem que fiquei de Chicago é que é uma New York City um pouco menor. O transporte público funciona, o clima é semelhante e também conta com uma vida cultural e de coisas para fazer intensa. E, sem contar, que tem os Chicago Bulls, que pra quem viveu os anos 1990, conta muito. Porém, o principal mesmo é isso: movimentação e fácil locomoção - contando com universidades fortes e intensa vida acadêmica. Portanto, é a terceira da lista.

4) Boston. É uma cidade média. Como diria o meu professor Eduardo Pellanda, faz lembrar um pouco Porto Alegre. Não é tão espalhada quanto Los Angeles, por exemplo. E tem uma vida universitária muito ativa. Gostei, mas o ponto contra é o intenso frio no inverno... Mas o que atraiu foi justamente o ritmo da cidade, sem aquela confusão caótica mas com uma movimentação legal, apesar de que quando eu estive lá era inverno e a temperatura estava abaixo de 0....

5) San Diego. O principal ponto a favor é o clima e as praias. O problema é que as praias são todas espalhadas, e downtown não é tão atrativa. Então, o negócio seria escolher uma praia para morar. Podendo fazer isso, eu colocaria San Diego em quinto lugar. Tendo um carro, você leva uma vida tranquila numa das praias, podendo ir para as outras quando quiser. Mas é uma cidade muito mais tranquila do que as outras citadas anteriormente. O ritmo de vida é, digamos, interiorano.

6) Washington DC. É uma cidade média também, que surpreende por não ter arranha-céus. No passado recente, cheguei a escrever que me lembra Ijuí. Não é tão espalhada, mas um carro não cai mal. O ritmo, por incrível que pareça, também é interiorano. Mas, por ser a capital do país, obviamente tem uma programação ativa de atividades. Na lista de cidades a serem visitadas, provavelmente a colocaria em segundo ou terceiro lugar. Mas, para morar, fica na sexta posição...

7) Denver. Não é uma cidade gigantesca, espalhada e com um trânsito caótico. Você consegue se virar com trem, ônibus, ou, se preferir carro, não chega a ser tão apavorante. Tem de tudo, e fica perto de Aspen e das montanhas. O clima é agradável. Conta com muitos moradores de rua, mas, se comparar com o Brasil, não é nada tão assustador. É uma capital que também, de certa forma, me fez lembrar Porto Alegre.

8) Los Angeles. Apesar da fama, não achei uma cidade boa nem de visitar nem de morar. O trânsito é um inferno e, apesar disso, um carro é a melhor forma de locomoção. Tudo é longe e você fica horas parado dentro do carro esperando para andar alguns centímetros. O trânsito simplesmente faz você brochar. Mas, moraria se fosse em alguma das praias, sem precisar estar me locomovendo tão frequentemente. A vantagem é que você está perto de outros lugares turísticos e paradisíacos, como San Diego, Las Vegas e San Francisco. Hollyoody é um inferno, pois é cheio de turistas, e o trânsito é uma bosta e os estacionamentos ficam lotados. Até você achar um lugar para estacionar você já está quase desistindo do passeio... Em Beverly Hills simplesmente não há lugar para estacionar. Corrigindo: até há, se você catar um dos raros lugares vagos ruazinhas paralelas... Enfim, foi uma das decepções que tive dos Estados Unidos.

9) Filadélfia. A cidade do Rocky Balboa, do Will Smith e do Indepence Hall não tem grandes atrativos quanto as outras cidades mais famosas, mas é uma cidade perto de Nova York, de Washington DC e que você consegue se locomover e manter um ritmo legal no dia a dia. Não é grande o sufidente para você obrigatoriamente precisar de um carro e o transporte público funciona razoavelmente bem.

10) Las Vegas. Se a lista fosse de cidades para visitar, certamente estaria entre as três ou quatro primeiras. Mas, para morar, o principal problema é o clima. O calor no verão é insuportável. E, por mais que você ame cassinos, você não iria passar todos os dais da sua vida jogando, ganhando e perdendo nos jogos... Mas, apesar disso, conta com uma vida movimentada, principalmente pelo turísmo... E também é relativamente perto de um monte de lugares fodas, como as praias da Califórnai e os cannyons no Arizona.

11) Lousville. A cidade natal de Hunter Tompson é uma cidade média-pequena que conta com uma movimentação, digamos, normal. O transporte público não é nenhuma maravilha, mas com um carro você está bem. Não tem nenhum grande atrativo turístico (a principal atração é a corrida de cavalos do Kentucky Derby, que inspirou Thompson a escrever "O Kentucky Derby é depravado e decadente" - que é a mais famosa corrida de cavalos dos Estados Unidos). Mas, enfim, diria que essa é uma cidade "quase" normal - apesar de ser uma das que eu mais vi gente maluca. E foi a cidade em que tive o enorme prazer de conhecer o poeta, professor universitário, escritor e amigo de Hunter Thompson, Ron Whitehead!

12) Detroit. A cidade mais violenta dos Estados Unidos também conta com um ritmo que me pareceu normal. É perto do Canadá e de Chicago. Se você morar perto do centro, está Ok. Não tem grandes pontos a favor, mas também não tem nada muito contra - além da violência que, se comparada com o Brasil, não é grande coisa...

13) Aspen. A cidade, para conhecer, é uma maravilha. É linda, paradisíaca, no meio das montanhas do Colorado e tudo o mais. Porém, conta com apenas seis mil habitantes. Também foi a cidade que Hunter Thompson escolheu para se candidatar a xerife e para morar o resto de sua vida. Não consigo me ver morando num lugar desses... É muito parado. Enfim, é bom pra conhecer, mas não para morar... (pelo menos no meu caso...)

14) A penúltima cidade da lista é Pittsburgh. Além dos traumas pessoais, que já relatei aqui, na minha viagem cross-country tive a infelicidade de dirigir nesse caos. É horrível. Fora as pessoas que conheci, que foram fantásticas, o ritmo da cidade e as autoridades que tive o desprazer de ter contato me fizeram pegar aversão a Pittsburgh. De todas as cidades que conheci nos Estados Unidos, certamente, se não fossem as outras duas últimas da lista, seria a última que escolheria para morar...

15) Holcomb e Garden City. São praticamente a mesma coisa - para quem é missioneiro, como Santo Ângelo e Entre-Ijuís. Holocomb é a cidade em que a família Clutter foi assassinada nos anos 1950 e que teve o seu caso imortalizado pelo livro "A sangue frio", do jornalista Truman Capote - e que virou mais de um filme hollyoodiano. E a vizinha Garden City é aonde a família está enterrada. Enfim, são duas cidades pequenas paradas no tempo. A sensação que se tem é que o crime, de 60 anos atrás, aconteceu na noite anterior. Portanto, seriam a minha última opção de moradia nos Estados Unidos (e certamente eu seria muito deprimido se tivesse que morar num lugar desses).

PS: Cidades como Newark, em New Jersey, e Dallas, no Texas, por onde fiquei apenas algumas horas, preferi não fazer nenhum comentário, por não ter subsídios suficientes para avalia-lás. Mas, sinceramente, também não me atrairam muito não... O mesmo vale para Kansas Citye e Columbus, aonde dormi uma noite, mas não cheguei a fazer uma visita mais profunda...
PS 2: Todas as fotos desse post foram tiradas por myself.
PS 3: On the road and Fé na Estrada porra!!!

1 Comentários:

Postar um comentário

<< Home