.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Entrevista com Ralph Steadman

Graças ao poeta Ron Whitehead, que eu já mencionei aqui nos posts da Gonzofest, consegui fazer essa simples e singela entrevista por email com o artista Ralph Steadman: simplesmente o cara que acompanhou Hunter Thompson em toda a sua trajetória Gonzo, fazendo as ilustrações das suas matérias. Artigo sobre ele será apresentado com a colega Tammie Farias e pelo jornalista Vinícius Waltzer, juntamente com esse que vos escreve, no Intercom 2014 em Foz do Iguaçu.
Bom, não quis mandar uma pilha de perguntas, pois fiz isso com outros, e eles simplesmente não responderam. Então, fiz apenas algumas poucas (meia dúzia), que foram respondidas brevemente. Enfim, segue a entrevista:

1)Depois de anos trabalhando com Hunter, na sua opinião, qual foi a mais importante ilustração Gonzo da sua carreira. Por quê?
Lizard Lounge de Medo e Delírio em Las Vegas. É o meu favorito, pois contém todos os elementos loucos, viscosos, traiçoeiros, e as tentações perigosas que estão à espreita no que é, aparentemente, um lugar para se divertir e local ímpar de jogos de azar! Você deve ser capaz de fazer isso sem colocar em perigo a sua vida e a sua integridade física, senão será a sua ruína final!

2)Você acredita que outros jornalistas podem, contemporaneamente, fazer o mesmo que Hunter (Jornalismo Gonzo)?
Hunter é ÚNICO!!! Ninguém mais poderia fazer algo tão inovador quanto Hunter fez no passado….

3) Quais artistas te influenciaram na sua formação da sua carreira?
Georg Grosz e PICASSO e um pouco de Rembrandt e Leonardo da Vinci!!

4) Como você caracterizaria as suas ilustrações feitas para os textos gonzo?
Eu apenas lanço o pincel para a direita na tela em preto e branco e a maioria dos desenhos já sai pronta! (é basicamente o que ele mostra no documentário... mas ele entendeu a pergunta como se fosse “como você faz” manualmente falando, e eu perguntei no sentido de características teóricas... enfim...)

5) Eu esotu trabalhando com a palavra grega “parresia”, que significa, basicamente, a fala franca no espaço público contra o poder, e a relação dessa palavra com o jornalismo gonzo. Você pensa que as suas ilustrações, especialmente nos textos de Hunter, tem essa mesma função (fala pública contra o sistema)?
Eles (os gregos) foram a todos os lugares que eles desejaram ir – por nenhuma boa razão (ele usou o título do documentário sobre ele FOR NO GOOD REASON….) E eu, assim como o Hunter, tínhamos esse sentimento de lutar contra o que está estabelecido... Ele fazia isso com os textos, e eu, com as ilustrações...

6) Sinta-se a vontade para comentar histórias ou pensamentos que você tem sobre o Jornalismo Gonzo e o Hunter Thompson e que você considera importante de ser lembrado.
Ele simplesmente mandou eu ver o documentário (apesar de que no primeiro email eu disse que não iria fazer perguntas sobre o que já está revelado no documentário ou nos livros biográficos do Hunter). Mas, enfim... esses geniosos são complicados....

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home