.

domingo, 22 de junho de 2014

Porquês

Talvez seja apenas o espírito e o clima californiano que andam me deixando meio lesado. Ou quem sabe, algumas questões que às vezes invadem o meu ser façam algum sentido. A inspiração para colocar algumas dessas interrogações nesse espaço veio ao ver o texto compartilhado pela minha irmã no Facebook falando sobre os perigos para a humanidade causados pela ignorância do povo americano. Eu imediatamente respondi que não é uma questão de ser americano, brasileiro, italiano, africano ou argentino. A questão é a humanidade. Estou completando onze meses de Estados Unidos. Ainda quero escrever uma lista, como a que tantos estrangeiros fizeram sobre o Brasil – talvez não em forma de lista, mas de texto mesmo – dando o meu parecer sobre o país (com pontos positivos e negativos). Isso vai ficar para outra hora....
Não sou numerólogo, no entanto, vou colocar aqui dez questões (essa talvez seria a primeira – por que os números que terminam em 0 e 5 são considerados “redondos”? Por que não se denomina algo como “7” da mesma forma que o “6” representa “meia dúzia”? Quem definiu isso? Questões, questões... Enfim, segue a lista:
1) Por que existe impedimento no futebol? A regra não faz nenhum sentido! A hipótese mais aceitável é a seguinte: é para que as mulheres não possam dizer que é fácil entender futebol... Fora isso... As defesas deveriam se armar para não levar gols e, se deixam o cara livre na frente, problema é delas, pô! No entanto, meu argumento mais concreto contra o impedimento é: em praticamente metade dos lances polêmicos, o trio de arbitragem erra. Então, por que simplesmente não acabar com essa regra estúpida?
2) Por que existem fronteiras? Pô, é tudo o mundo, saca? Sei que tem toda a parada da história, e já li pra caralho sobre história de vários países, civilizações antigas e o caralho a quatro mas, porra, isso é passado! Os Estados Unidos, por exemplo, “roubaram” o Texas, a Califórnia e outros estados do México. Mas por que hoje em dia um ser humano não pode cruzar uma cerca de arame (como a que separa San Diego do México)? Por que ele é preso ou até morto por ir de um lugar para o outro?? Por que as pessoas não podem ir e vir de todas as partes do mundo, livremente? Quem um ser humano pensa que é para não deixar o outro ir ou vir?
3) Por que o ouro vale alguma coisa? Está certo, na história, o ser humano deu valor ao ouro, e inventou o papel para as pessoas não ficarem carregando ouro. Mas por que dar valor ao ouro?? Por que não à prata ou ao bronze ou a um típico específico de fezes? Sei lá, de repente as fezes de um camelo poderia valer muito, então, todo mundo iria querer criar camelos e entupi-los de comida para ficar rico... Ou, senão, um olho de sapo. Já pensou você indo ao banco depositar um saco de olhos de sapos? Enfim...
4) Por que as moedas têm valores diferentes? Um economista ou historiador pode me dar uma resposta teórica consistente, mas - que diabos! - se não tivessem fronteiras, o dinheiro teria o mesmo valor em todo o lugar do mundo! Um real = um dólar = um peso = um euro, etc...
5) Por que as pessoas matam umas às outras? Se o cara levou um chifre (ou ao contrário), porra, deixa a criatura e vai viver a sua vida com outro ou outra, enfim... Aliás, por que as pessoas dão tanto valor a isso? E por que matar por dinheiro? Por que matar por qualquer motivo? E por que dar motivos para os outros te matarem?
6) Por que o álcool e o cigarro são as únicas drogas legalizadas em praticamente todo o mundo? Todos sabem que o álcool é a droga que mais causa crimes, assassinatos, acidentes, brigas em família, etc, etc, então, por que não se proíbe o álcool ou não se legaliza outras drogas, como a maconha? (a resposta é óbvia: porque a indústria das bebidas e do cigarro envolve muito dinheiro. Mas estou perguntando isso filosoficamente – se é que posso usar esse termo num texto tão simplório como esse...)
7) Por que existem pessoas burras e chatas? Por que elas estão nesse planeta? Por que não as mandamos para Marte ou qualquer outro lugar do espaço? Ou senão, por que não separamos uma ilha apenas para essas pessoas?
8) Por que 90% das pessoas trabalham em empregos que odeiam? Por que elas colocam o dinheiro na frente de tudo e vendem suas almas?
9) Por que a sociedade aceita tantas leis e regras estúpidas? Aqui nos Estados Unidos, por exemplo, você precisa apresentar a identidade sempre que for comprar bebida alcóolica: num estádio, num bar, num supermercado, num restaurante... mesmo que você tiver rugas e cabelos brancos... E isso vale também para as línguas, como a nossa nova gramática da língua portuguesa... (por que não existe a palavra “seje”, de “mas não seje bobo” e outras?. E por que existem os quatro porquês?
10) Por que você, leitor imaginário, está lendo esse texto? Por que você não sai da internet e vai ler um livro? Ou ver a Copa?

Por que? Por que? Por queeeee????

1 Comentários:

Postar um comentário

<< Home