.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Hunter Thompson's tour in New York

Bom, ontem acabou sendo um dia mais extenso do que imaginava, então, vou dividir essa postagem em dois textos, para não ficar tudo muito extenso.
Nesse primeiro texto, simplesmente vou apresentar as casas em que o jornalista e escritor norte-americano Hunter S Thompson, o criador do jornalismo gonzo (autor de Medo e delírio em Las Vegas, Hell's Angels, e outros) morou em Nova York, basicamente na virada dos anos 1950 para os anos 1960, além de dois bares que ele frequentou (sendo que o segundo também foi frequentado pela turma beat de Jack Kerouac). Ou seja, vou contar como foi meu trajeto, o que rolou em cada visita, o que percebi, o que senti e o que imaginei. Aquela parte de curiosidades, como a comida indiana que comi pelo caminho, vou deixar para depois - uma espécie de making of.
Antes de mais nada, esclareço que o jornalismo gonzo e Hunter Thompson são objetos da minha tese de doutorado, porém, o que provavelmente me ajude depois na interpretação da biografia e obra de Hunter Thompson, mesmo considerando que ele passou por esses lugares há 50 anos.
A recuperação dos endereços que Hunter Thompson viveu foi possível graças ao livro The Proud Highway: Saga of a Desperate Southern Gentleman, 1955-1967 (The Fear and Loathing Letters) que apresenta a correspondência do jornalista com o respectivo endereço. Natural de Louisville, Hunter Thompson viveu em diversas cidades americanas, mas justamente quando ele tentava iniciar na carreira de jornalista e escritor ele veio para Nova York para tentar a sorte. Ou seja, ele vai começar a aparecer já no final dos anos 1960, bem depois de ter morado nesses lugares, mas isso torna o troço mais curioso, pois foram residências "normais" em que ele morava, pois até então ele era um simples anônimo em formação.
Outra coisa importante a ressaltar, é que na verdade são seis residências mapeadas, mas essas três ficam no centro de Manhattan. Tem outras duas nos arredores de Columbia (onde ele chegou a estudar - e onde visitarei quando lá for) e outra fica mais isolada, na rua 81, longe de onde eu e as coisas estão em NY. Mas vou dar um jeito de passar lá também.
Enfim, vamos então às residências que Hunter Thompson morou e que visitei na tarde de ontem.
A primeira fica na 4th Street com a segunda avenida, em East Village. Esse foi o prédio em que ele morou menos tempo em Nova York: apenas um mês, em dezembro de 1959. Ele morava com seu amigo Dick Murphy, pois estava completamente sem grana para pagar qualquer tipo de aluguel. A rua hoje é bem arborizada e, como vocês podem ver na foto, é um prédio na arquitetura tradicional de Manhattan. Eis as fotos:
Perto dali fica o irlandês Mc Sorley's Irish Bar. Olhando por fora, até parece um bar comum, apesar de escrito que muito antes de você nascer esse bar já estava ali. Porém, entrar no bar é voltar séculos na história. A arquitetura é digna de filme de época. Os atendentes também. As pessoas que estão lá, idem. Realmente ao entrar lá imaginei Hunter Thompson tomando um trago, pois o bar é a cara dele e de sua obra. Fica a uma ou duas quadras do primeiro endereço que citei, o que me fez imaginar que ele devia passar bebendo por ali. O bar tem fotos de notícias de jornal, alguns famosos antigos, porém, quando falei para o dono que o Hunter Thompson frequentava o bar, ele perguntou "who?". Eu repeti "Hunter Thompson! The writer! The journalist". O senhor irlandês franziu a testa e murmurou "I don't know any Hunter Thompson. Is he alive?". Aí realmente senti que somente eu ali sabia quem era Hunter Thompson. Aí comecei a entender o que o Dodô Azevedo, em Fé na Estrada, queria dizer que os americanos eram ignorantes da própria história. Pra mim faz sentido, pois grande parte do que conheço da cultura americana aprendi na literatura beat e nos escritores malditos. Se não fossem eles, estaria cagando pros Estados Unidos... Mas, pelo menos aqui, o ambiente parecia ser o mesmo dos anos 1950... Eis as fotos do bar - incluindo eu tomando uma em memória ao velho Hunter:
Dali, segui para o próximo endereço: a Thompson Street (sim, Hunter Thompson tinha que morar na rua Thompson, ora pois!) com a spring Street. Na verdade o endereço é Thompson Street, 107. O bairro é bem família, todo arborizado. Antes de chegar no prédio do Thompson passei por uma quadra esportiva, com pessoal jogando basquete e praticando outros esportes, e mais ao lado tinha uma piscina com crianças e mulheres gordas ao redor, cuidando as crias. A arquitetura desse prédio é igual ao primeiro, com as escadinhas do lado de fora, etc, o que me fez imaginar o Hunter Thompson subindo bêbado aqueles degraus. Nesse endereço Hunter Thompson morou com a sua namorada Sandy, que se tornaria esposa (e depois "ex") e mãe de seu único filho, Juan (encontra-lo, eis outro desafio meu aqui nos States). Ele viveu nessa rua durante três meses, entre julho e setembro de 1960. Perto desse endereço não tinha nenhum bar mencionado que ele fosse frequentador, então, segui adiante meu caminho, até chegar ao último endereço de Hunter Thompson nas redondezas. Mas antes, eis as fotos desse prédio e vizinhança, 50 anos depois:
Por fim, o terceiro e último endereço visitado nessa caminhada foi na esquina da Perry Street, prédio número 55. Esse parecia ser o mais ajeitado de todos, inclusive um senhor engravatado entrou e me cumprimentou, sorridente, pensando "o que esse idiota tá fazendo tirando fotos do meu prédio?". Porém, ali perto, tem outro endereço ilustre: era a casa de um personagem do Sex and City. Na próxima postagem, com as curiosidades do passeio, falo mais sobre isso. O fato é que essa é outra rua arborizada, residencial, aparentemente tranquila. Nesse endereço Hunter morou mais tempo, quase um ano, entre abril de 1959 até janeiro de 1959. Em outro posto vou escrever mais sobre como era a vida de Hunter nesse período, mas se eu escrevesse sobre isso agora, o post ficaria gigante demais para o vagabundo leitor. Então, como hoje em dia as pessoas querem cada vez mais figurinhas e menos texto, seguem as fotos desse endereço:
E, obviamente, perto desse endereço era o famoso bar The White House, que fica a uma quadra do endereço de onde Hunter morava. O bar é famoso para os bitolados por Jack Kerouac e literatura beat, afinal, por ali passaram, além de Jack e Hunter, outros escritores famosos, como Norman Mailer. Os únicos que não sabem disso são os frequentadores e os funcionários do bar. Pelo que tinha lido sobre o bar na internet, achei que tivesse ali pelo menos uma fotinho do Jack Kerouac. Mas que nada, nenhuma referência aos malditos da literatura norte-americana. O bar parece hoje mais uma lanchonete que passa jogos de baseball. As pessoas lá dentro também aparentavam ser típicos turistas que só estão parando para encher a pança. Como estava com fome (também conto essa história no próximo post) comi o tradicional fast food, e conversei brevemente com um russo que conversava com um búlgaro ao meu lado. Falei "Vim aqui porque esse bar era frequentado pelo Jack Kerouac". Mas nem ele, nem a garçonete, uma guria de uns 19 anos, sabiam quem era o velho Jack. Então, resolvi beber quieto a minha cerveja em homenagem ao pai da literatura beat. Um minuto de silêncio enquanto você olha as fotos:
Bom, e assim terminei a minha primeira peregrinação nas casas de Nova York abitadas por Hunter S Thompson. A saga continua, pois ainda restam outras três. Enquanto isso, conto no próximo texto as minhas peripécias durante o passeio. Hasta!

4 Comentários:

Postar um comentário

<< Home