.

sábado, 24 de agosto de 2013

Conhecendo o restaurante do Tom

No fim, a sexta e o sábado acabaram sendo, relativamente, menos movimentados que os outros dias. Mas, comecemos pelo princípio: a sexta-feira. O meu objetivo inicial era conhecer a ONU, sede das Nações Unidas. Não tem erro, é só descer na estação da 51 Street ou no Grand Central e ir, até a 46 Street e ir até a Primeira Avenida. Depois de quase duas semanas aqui, já consigo me guiar razoavelmente pelas numerações das ruas. Enfim, acordei e aconteceu o primeiro imprevisto: estava chovendo. Na verdade, era uma garoa, o que me fez manter o plano de ir até a ONU. Falei com o pessoal pela webcam e fui cumprir a minha missão, porém, quando desci na 51 Street aconteceram duas fatalidades que me impediram de ir até a ONU: primeiro, a chuva tinha engrossado. Ou seja, seria ruim ir lá e não poder tirar fotos do prédio do lado de fora, etc. Mas desisti de vez quando fui tirar a máquina do bolso para registrar algo que me chamou a atenção e constatei: deixei a bateria carregando em casa!
Bom, essa era a desculpa perfeita para eu comprar minha máquina nova. Já fazia um tempinho que tinha decidido aposentar a minha máquina compacta digital e aproveitar os bons preços americanos para comprar a tão sonhada máquina profissional. Lembrei de uma loja que eu tinha visto na Lexington, e caminhei até lá. Achei a dita cuja, mas sei lá, agora pareciam que aquelas máquinas da vitrine não eram exatamente o que eu queria e, como eu tinha tempo, acabei saindo para dar uma pesquisada melhor. Resumindo, acabei achando a loja perfeita na própria Lexington, mas mais pra frente. Lá tem uma loja especializada em câmeras. Então, chegou a missão de tentar explicar o que eu queria em inglês, no entanto, o vendedor reconheceu meu sotaque e perguntou "are you from Brazil?". E eu "Yeeeees" - foi o segundo que perguntou isso, sendo que o primeiro disse que nós, brasileiros, tempos sotaque. Enfim, o vendedor falava espanhol, e fomos nos entendendo numa mistura de inglês com espanhol com português e me apaixonei pela máquina que comprei, uma Nikon profissional com duas objetivas (uma 18-55 e outra 55-200) por uma barbada (500 dólares, sendo que no Brasil, com duas objetivas, não pagaria menos de 2.500 reais - pelo que eu tinha visto meses atrás em Pelotas). Bom, resolvi poupar um pouco em outras coisas e me dar a esse luxo, afinal, desde que fiz as aulas com o Paulinho na Unijuí tinha adquirido o sonho de ter uma máquina profissional com uma boa objetiva para fazer umas fotos "melhorzinhas". E, me empolguei tanto, que, chegando em casa, fui cadastrar a minha máquina no site da Nikon e descobri workshops que eles oferecem e já me matriculei em um, que acontece no dia 5 de outubro, aqui em Nova York.
Bom, isso já era final de tarde, o que queria dizer que não teria muito tempo para fazer grandes passeios. Então, fui ver alguma coisa perto e que não precisasse pagar e que ficasse aberto até mais tarde. Foi aí que lembrei do Tom's Restaurant! O restaurante em que a turma da série Seinfield se reunia! Bom, como eu assisti muito Seinfield e Friends para treinar o meu ouvido para se acostumar com o inglês, esse era um ponto turístico obrigatório! Olhando no mapa, o Tom's parecia perto de casa. Calculei 20 minutos de caminhada (pois moro na rua 117 e o Tom's é na 112). O problema é que as ruas numeradas é que são curtas, e as avenidas são largas. E eu moro no cruzamento com a Lexington e o Tom's é na Brodway. Acabei errando o cálculo e levei 40 minutos para ir e mais 40 para voltar. Mas valeu a pena. Na ida, passei por um parque legal, que se não me engano se chama Manhattan Place. Fui olhando, tirando fotos, curtindo o visual. Ali realmente fica perto do Tom's, e, assim que avistei o restaurante, tive que começar a tirar fotos. Devo ter tirado umas 20 iguais, só de empolgação. Não acreditava que eu estava ali, no lugar que nunca imaginei que um dia iria conhecer! Tinha um carinha lendo um livro por ali, sentado num banco, e pedi para ele tirei uma foto minha. Entrei no Tom's com sorriso de bobo no rosto. Perguntei para a garçonete se eu poderia tirar fotos ali dentro. Ela estranhou, mas disse que sim.
E eu comecei a disparar flashes para todos os lados! Alguns clientes me olhavam, com cara de Garfield. Mas a garçonete se empolgou e vi que ela me olhava feliz da vida. Quando pedi para ela tirar uma foto minha, ela perguntou de onde eu era. Eu disse que era brasileiro, e então ela contou que era da Etiópia e que amava Bob Marley (eu estava com a camisa do Bob). Tu vês, uma etiopiana trabalhando no Tom's Restaurant. Nice! O lugar é muito confortável, apesar de não ser tão bem localizado e ser relativamente longe dos pontos mais badalados de Manhattan. E por isso que é legal. Tem fotos, cartas e pôsteres do Seinfield espalhados pelo interior do recinto. Fiz questão de tomar pelo menos um cafezinho lá. Depois de curtir um pouco o ambiente, lembrando de algumas cenas do quarteto Jerry, George, Kramer e Elaine, acabei indo embora. Na volta, aproveitei a empolgação para entrar num sebo, onde achei, e comprei, Better than sex, um livro escrito por Hunter Thompson nos anos 1990. Senti-me na obrigação de adquirir a obra, pois, como já disse, minha tese é sobre o cara.
Bom, e hoje, depois da caminhada de sexta-feira, estava com as pernas e os pés doidos. Resolvi ir para o centro de Manhattan, pois tinha me ligado que não veio cabo USB na máquina para passar as fotos para o computador. Então, lá fui eu. Não tinha em mente fazer nenhum trajeto turístico mais aprofundado, mas, quando estava tirando fotos das figuras que ficam pela Times Square e das lojas de crianças para mostrar os brinquedos para a Larissa, passei na frente do Hard Rock Café. Ontem mesmo estava falando com o meu amigo Tiago Beck do Hard Rock e ele disse que haviam poucos no mundo e que tinha instrumentos de gente famosa, etc. Entrei no site ontem de noite e, agora, ali estava eu, na frente do troço!
Entrei lá e me senti como se aterrissasse em outro planeta. O troço é foda pra caralho! Na entrada, tem uma loja com tudo que é coisa do Hard Rock Café (lembro que eu tive um moletom quando era adolescente sem nem imaginar o que fosse o Hard Rock Café). E, descendo as escadas, tem o próprio Hard Rock Café, ora pois, com café e tudo! O lugar é sensacional e é difícil descrevê-lo. E, realmente, tem instrumentos e roupas dos caras mais fodas da música mundial, como The Beatles, Rolling Stones, Elvis, U2, Madonna, Janis Joplin, Led Zeplin, Nirvana, e tudo o mais que você imaginar! Ah, e Frank Sinatra, obviamente.
Bom, encerro com algumas fotos do Hard Rock Café! Amanhã pretendo fazer um roteiro mais planejado para conhecer outros pontos de New York.
Hasta!

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home