.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Mais uma pró-paulinho - por Eloisa Klein - E por um fotojornalismo melhor...

Demorei para responder porque estava em viagem... Gente, como assim, quem é que est[a dando fotojornalismo??? Fui aluna do Paulinho em 1999. Naquela época, tirar foto era uma coisa absurdamente cara, por isso poucas vezes na minha vida tinha feito isso. Da para dizer que eu não tinha a menor ideia do que era tirar fotos. Paulinho me ensinou a pegar uma câmera, a usá-la, a pensar a foto, a pensar a situação e contexto da foto, a construção imagética da foto, me ensinou que para tirar foto é preciso olhar, observar, entender outras fotografias, estudar imagens, ter noção do contexto, saber o que está procurando, qual a relação entre a foto e o ponto de vista. Paulinho fez de mim uma amante por fotografias, como o fez com dezenas de amigos, colegas, conhecidos. E posso dizer com orgulho que o que ele me ensinou eu tentei passar adiante para muita gente. Se ele não é professor para ser professor de fotojornalismo, acho que está na hora de rever os conceitos sobre o que é fotojornalismo. Entretanto, até onde vagueiam meus domínios, o que se faz em termos de fotografia jornalística e o que se estuda e pensa sobre ela estão diretamente relacionados com o trabalho que o Paulinho desenvolveu e segue desenvolvendo. Ainda mais hoje que estas gerações vêm carregadas de imagens: mais do que nunca o professor de fotojornalismo precisa ter a serenidade acompanhada de ousadia, o conhecimento acompanhado de astúcia na ação profissional do Paulinho. Meu sincero desejo de que esta decisão equivocada seja revista, pelo bem da universidade que tenho em meu coração, por ser tão importante para a região Noroeste, por ter tanta influência na minha vida. E pelo bem do jornalismo e da fotografia.

* Eloísa Klein é formada na Unijuí, doutoranda da Unisinos e está fazendo estágio doutoral na Florida State University (EUA).

3 Comentários:

Postar um comentário

<< Home