.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

O Tri (colorado) é logo ali

É muita diferença. Não se tem como comparar. O time do Inter é, em todos os aspectos, superior ao do Grêmio. Do goleiro ao centroavante (considerando a lesão do Victor, é óbvio). Enquanto o Inter tem 10 jogadores de linha que podem resolver a partida a qualquer momento, principalmente os da frente, como Damião, D’Alessandro, Rafael Sobis e o reserva de luxo Tinga, o Grêmio não tem NENHUM. Para o Grêmio fazer gol, o time adversário tem que falhar. O Grêmio depende da falha do adversário e da sorte, senão não faz gol. Já o Inter, faz gol com a qualidade de seus jogadores. Por tudo isso, e muito mais, o Inter é favorito para ganhar o Gre-Nal de amanhã, quem sabe até, de goleada. Entretanto, sempre tem aquela máxima óbvia: clássico é clássico. E vice-versa, como já diria o filósofo Jardel.
Na minha humilde opinião, o Grêmio só tem uma chance para ser campeão amanhã: pelo fato de o tricolor estar semi-morto na Libertadores. A competição Sul-Americana de 2011 já é praticamente passado, enquanto que o Inter está completamente focado na partida de volta contra o Penharol. Ou seja, a desconcentração do time do Inter, a preocupação em não se machucar e em não se desgastar dos colorados são as únicas chances que o Grêmio tem de ganhar o clássico. Para o Grêmio o Gre-Nal do Gauchão é a vida. Para o Inter, é apenas mais um joguinho regional.
Eu, como gremista, já penso no Campeonato Brasileiro. E tenho minha sugestão para o tricolor: demitir todo mundo (menos o Lúcio, o André Lima e o Victor) e começar tudo do zero. Inclusive, o técnico Renato deveria bailar. Ele tem o passado dele no Grêmio, sempre será ídolo, mas está com a cabeça nas praias cariocas. A direção deveria deixa-lo ir morar no Rio e trazer outro treinador. O Grêmio, hoje, não tem jogadores minimamente qualificados e não tem tática. Joga como um time de trabalhadores que disputam suas peladas no final de semana: todo mundo corre feito louco atrás da bola, quando o time se defende vai todo mundo para trás e quando o time ataca vai todo mundo para a frente, deixando uma avenida para o adversário contra-atacar. Não tem condições. É triste e deprimente para os gremistas assistirem um time, vestindo uma camisa com azul, preto e branco, jogar dessa forma. E é mais triste ainda ver o Inter jogar de forma exatamente contrária: de forma organizada, tocando a bola conscientemente e tendo jogadores habilidosos e capazes de resolver uma partida com um lance de gênio.
Sobre a Libertadores, considero Inter e Cruzeiro os favoritos. O Santos, com Neymar e Ganso, e o Universidade Católica correm por fora. Qualquer time que tem Neymar e Ganso não pode ser subestimado. Entretanto, entre esses quatro, ainda considero o Inter o melhor. O Cruzeiro está jogando muita bola, se postando de maneira tática quase perfeita, mas não tem tantos craques quanto o Inter. Já o Santos, tem dois craques, mas não tem tantas opções ofensivas quanto o time de Falcão. E o Universidade Católica é um bom time, com bons jogadores, mas ainda é uma incógnita diante de times realmente qualificados, como o Inter. Portanto, no fundo no fundo, a minha aposta para a Libertadores é o tricampeonato colorado. Gremistas, sei que é duro, mas, como diria o baixinho da Kaier: não tem como negar.
*Texto publicado no JM de amanhã.

3 Comentários:

Postar um comentário

<< Home