.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Disciplina de Dunga naufraga no mar das Vuvuzelas

Aconteceu ontem o óbvio imprevisível: a Seleção perdeu para a Holanda e está fora da Copa. Era óbvio, porque tudo aquilo que foi dito desde a convocação de Dunga, aconteceu: faltou gente de qualidade ofensiva no banco e equilíbrio psicológico para os jogadores, afinal, como atletas trancafiados em uma concentração isolada do mundo vão ter equilíbrio psicológico? Futebol é alegria, é entretenimento. Não é guerra, não é prisão. E se você trata um time de futebol querendo dar aula de moral e cívica, o resultado é o que vimos ontem: um time nervoso. Porém, o final da história também era imprevisível, pois a Holanda também não tinha jogado lá grande coisa até ontem. Ou seja, havia esperança pelas limitações da Holanda, esse país tão surpreendente, que apresenta torcedoras em mini-saias laranjas sumárias, que tem o consumo da marijuana liberado e possui vacas supervalorizadas no agronegócio. E no fim, aconteceu o óbvio imprevisível: a Seleção Brasileira está voltando para a terra tupiniquim, naufragando em meio ao mar de vuvuzelas africanas que marcaram essa Copa.
Candidatos a estopim do fracasso brasileiro não faltam: Dunga, Felipe Melo, Kaká, Mick Jagger, Jabulani, Júlio César, e até a própria vuvuzela, que não tem nada a ver com o negócio.
Aliás, o Dunga foi treinado para ser treinador. Mostrou que leva jeito, porém, para comandar um clube de futebol, não uma seleção. Seleção, como o próprio nome já diz, é para selecionáveis, ou seja, os melhores. E esse time levado para a África do Sul, como eu disse desde a convocação de Dunga, estava longe de ser o que o Brasil tem de melhor. É uma pena o Brasil ter ficado de fora dessa que é a melhor Copa dos últimos tempos, com grandes seleções, grandes craques jogando bem e torcedores incomparáveis que promovem um show de diversidade cultural. Está sendo, de longe, a maior festa popular-futebolística de todos os tempos.
Para 2014 o Brasil vai ter dois desafios: ser campeão jogando em casa e promover uma festa popular ainda mais encantadora que a da África do Sul. Coisas difíceis, mas não impossíveis. Sobre o time, não basta corrigir os erros desta Copa, como se eles fossem buracos a serem tapados. É preciso criar uma filosofia nova, que por ser nova, é antiga: convocar os melhores. Foi assim com Garrincha. Foi assim com Romário. Foi assim com Ronaldo. E foi assim com Pelé.
URUGUAI – A seleção uruguaia conseguiu ontem uma façanha do tamanho da Copa. Não há como não dizer que o final dramático, com o pênalti para Gana no fim, e a decisão da vaga ocorrendo nas penalidades, não lembrou algumas vitórias homéricas conquistadas ao longo da história pela dupla Gre-Nal. Admito que torci por Gana, mas é impossível não reconhecer a raça uruguaia com cara latina que gremistas e colorados tanto adoram.
JOGOS DE SÁBADO – Palpites rápidos para os jogos de hoje. Acredito que a Alemanha passa pela Argentina, apesar de gostar muito do futebol do time de Maradona. Os argentinos jogam ofensivamente e tem uma defesa não lá muito forte, enquanto os alemães gostam de adversários que tenham exatamente essa postura para vencer no contra-ataque. Já no outro jogo, torço pelo Paraguai, mas acho que a Espanha passa. Já antecipo aqui minha aposta para a final: Espanha e Holanda, com a Fúria Epanhola erguendo o caneco.

Texto publicado no Jornal das Missões desse sábado.

3 Comentários:

  • o brasil, querendo ou nao, ainda perdeu lutando. bonito foi a argentina hoje eheh

    porra pai alemao! ta acertando todas! tenta adivinhar os numeros da mega sena ae teu

    Por Blogger Zaratustra, às 3 de julho de 2010 às 14:00  

  • o texto do Globoesporte.com depois do jogo define perfeitamente a minha forma de pensar sobre o comando do Dunga. Ele fez exatamente o oposto da algazarra que era em 2006 e acabou ficando no mesmo lugar: perdendo nas quartas...

    desde qndo futebol é esse clima de prisão? imagina mesmo nervosimos que tava essa seleção...

    Ah, e a minha querida Celeste Olimpica hein... ia ser lindo conquistarmos o tri depois de chegarmos tão desacreditados... mas vai ser dificil passar pela Holanda... hehe...

    grande texto, Ritter...

    Abraço!

    Por Blogger Mr. Gomelli, às 3 de julho de 2010 às 21:31  

  • Porra alemao! Além de ti o polvo Paul (paulvo) tb disse que a Espanha ganha amanha!

    Contra o Brasil jogamos mal mesmo, mas hj o grande juiz do Uzbequistao ferrou com o Uruguai. Agora sou anti-Holanda nessa copa.

    Por Blogger Zaratustra, às 6 de julho de 2010 às 18:04  

Postar um comentário

<< Home