.

domingo, 7 de dezembro de 2008

Novas previsões futebolísticas


Como diria o Renato Russo: quem acredita sempre alcança. Nós, gremistas, esperamos, mas não alcançamos nesse ano. Podem me cobrar, colorados de plantão. Podem repetir com voz irônica: “quem é que ia ser campeão brasileiro? Ãh? Ãh?”. Tudo bem. Não fomos campeões nesse ano. Mas anotem aí: ano que vem a Libertadores é nossa! Também não precisam ficar tristes, colorados, digo de antemão que o Inter será o campeão brasileiro de 2009, no ano do seu centenário.
O ano se finda, e quero encerrar meus comentários futebolísticos com alguma coisa de fundamento. Primeiro, cheguei a pensar em reclamar da arbitragem, que validou um gol em impedimento do São Paulo, que acabou sendo o gol do título. Mas aí lembro que foram tantos os erros de arbitragem que influenciaram diretamente nos resultados nesse Brasileirão, que nem vale a pena valorizar isso. Começo lembrando o pênalti claríssimo que não foi marcado para o Grêmio contra o Atlético-PR nos minutos finais de jogo. No entanto, os são-paulinos irão retrucar que o Grêmio ganhou do próprio São Paulo no estádio Olímpico com um gol impedido do Peréa. É verdade. E o jogo contra o Santos, também em Porto Alegre? Vencíamos por 1 a 0 quando o árbitro não deu um pênalti tão claro quanto o que não foi dado a favor do Grêmio em Curitiba, e no final o time do Roth acabou fazendo o segundo. Portanto, não adianta reclamar da arbitragem.
O que mais sinto na história toda, sob o ponto de vista de choradeira, é o fato do jogo do São Paulo contra o Goiás ter sido em Brasília. Certamente se fosse no Serra Dourada, com a maior parte da torcida torcendo para o alviverde, a história seria diferente. Mas também não podemos ficar analisando algo com “se isso”, “se aquilo”. Foi e foi. Foi ido. Agora, troque um dos “is” pelo “d” que você vai saber o que foi que aconteceu mesmo.
Encerro esse meu breve comentário futebolístico, fazendo duas ponderações. Primeiro que: com o Grêmio, o São Paulo, o Cruzeiro e o Palmeiras iniciando 2009 pensando na Libertadores (como fez o Fluminense e o próprio São Paulo nesse ano) e com o time que o Inter tem, e considerando ainda os jogadores que devem ir para o Beira-Rio, acho muito difícil o Inter não ser campeão Brasileiro no próximo ano. O time, individualmente, e nesse segundo semestre, coletivamente, é muito superior a todos os outros. Por isso disse antes, e repito: o Inter será campeão brasileiro de 2009. Até porque essa deve ser a prioridade do colorado, já que o Brasileirão será a competição mais importante a ser disputada pelo time de Tiete. Apesar que, agora, revisando o texto, lembrei que o Corinthians estará na série A, e acho que talvez (quanta incerteza!) a equipe paulista possa complicar a vida dos gaúchos (lembram 2005?).
Já sobre a minha previsão do Grêmio ser campeão da Libertadores, não tenho absolutamente nada para embasar e sustentar substancialmente essa minha opinião. A não ser o fato de que os clubes latino-americanos estão cada vez mais fracos, e isso faz com que o sonho do tricampeonato da competição mais importante da América se torne algo palpável para o imortal tricolor.
Espero acertar as minhas previsões, e desejo um feliz ano novo aos gremistas e colorados leitorinhos dessa nobre coluna. E para os torcedores dos outros times também. Em especial, aos vascaínos, que vão conhecer as delícias da segunda divisão (viu, colorados, podem ficar curiosos para sentir esse gostinho, que um dia será realidade para vocês). Despeço-me lembrando que outras colunas ainda virão em dezembro, sobre outros assuntos, de outras galáxias, de outras vidas, de outros tempos! Quanta misticidade! Vou lá fazer meu oooommmmm na frente do guarda-roupa que ganho mais...

1 Comentários:

  • Iniciaria, com gosto, esse comentário com um sonoro palavrão de ofensa!
    O Inter é a decepção do campeonato esse ano! O time que mais teve investimento/verba e aquisições ganhar uma sul-americana no entardecer da chama é mto pouco.
    Tem um elenco que devia mostrar mto mais.
    Viemos de um ano quase bom. Fomos o time que mais venceu em 2008. E quase (quaaaaaaaaaaase) ganhamos a copa (shit) do Brasil. Somos, sim, presença no brasileirão ano que vem, e Inter SUCKS! =)
    Quanto à libertadores, minha torcida é pro spóti! é merrrmo! >P
    E acho uma IMPOSSIBILIDADE o grêmio vencer. Já o São Paulo, pode ser campeão (apesar da vergonha). Acho que o SP (ah, pqp), tem até alguma chance no brasileirão, como aconteceu esse ano, visto que é um time mediano e regular, que perde pouco, empata mto e ganha sempre na cagada, mas está sempre lá.
    Torço tb para que o Santos, Palmeiras, Flamengo e Inter sejam rebaixados ano que vem, pq sonhar não custa nada!
    =*

    Por Blogger Jovana, às 7 de dezembro de 2008 às 21:45  

Postar um comentário

<< Home