.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Das roupas da Marisa ao Tchecov - Feira do Livro de Porto Alegre - Parte 2

O nome da loja é Marisa. Minha irmã me informou há pouco. Então, ela estava lá, no provador, provando dezenas, talvez centenas de roupas incansavelmente quando eu resolvi pegar a programação da Feira do Livro para ver o que iria rolar naquela sexta-feira. Fui reto nos horários para ver o que daria tempo de acompanhar. Fui até a página 26 e olha só o que tinha às 19h: Sala dos Jacarandás – Memorial do RS – Ciclo Jornalismo e Literatura (RBS/Famecos) com Zuenir Ventura, Luis Fernando Veríssimo, Flávio Tavares, Antônio Hohlfeldt e José Michell. PUTAQUEOPARIU! Teria que ir nesse debate a qualquer custo. Minha irmã saiu com aquela penca de roupas do provador, e entre tantos pedaços de pano e tecido ela escolheu somente uma. Eu disse UMA! Mas tudo bem, é a vida.
Minha indignação logo foi substituída pela empolgação. Tentei convence-la a ir de todas as formas comigo no ciclo, mas não teve jeito. A guria estava por morta. Só queria ir para casa, tomar um banho, e deitar. Então a deixei voltar para o seu reduto que praticamente integra a Puclândia. Eu não queria que ela levasse meus preciosos livros, já que temia pela segurança deles. Sabe comé, uma mulher sozinha, com uma sacola cheia de livros... Mas aí ela deu o argumento fatal: “E tu acha que vão querer roubar livros?”. É, francamente. Nós estamos no Brasil. Mesmo assim, quis ficar com o Solo, do Juremir, já que se eu o encontrasse pediria uma dedicatória.
Saindo da Marisa, parei no Centro de Cultura Erico Veríssimo, onde também rolava programação da Feira. Perguntei para o cara onde ficava a Sala dos Jacarandás, e mostrei a programação. Foi então que ele me encarou seriamente e perguntou: “Tem certeza de que isso é hoje?”. Fui conferir a data e... adivinhem? Era na sexta-feira do dia 14 de novembro (curiosamente amanhã) e não do dia 7! Putz Frau, and now?
Tudo bem, a vida é feita de transformar os fracassos em glórias! Respirei fundo, e folhei a revistinha com a programação até a página 14, onde tinham os eventos previstos para o dia 7. E adivinhem o que teria naquela mesma tarde, dentro de poucos minutos? Palestra com o Juremir, pô! E eu com o livro dele na sacola. Fui até a Tenda de Passárgada e assisti a fala do Juremir sobre o contista ucraniano Anton Tchecov, segundo ele, o maior contista de todos os tempos. Saí de lá louco para comprar um livro do Tchecov, mas acabei voltando na banca da LPM e levei o Sofá, que havia me referido outra vez (do cara que reencarna como sofá). Mas ainda vou comprar e ler livros do Tchecov. O Juremir (na foto, lá em cima) contou três contos (contou contos, é mole? Como diria o Simão: é mole, mas trisca pra vê o que acontece) e os três são geniais. Num deles, que se não me engano se chama angústia, resumindo o resumo do Juremir, o cara perde o filho, ou a filha, não lembro bem, e quer desabafar isso com todo mundo que ele encontra. Ninguém lhe dá ouvidos a história toda, e no fim ele acaba conversando com a égua dele sobre o assunto. O Juremir também lembrou que esse contista viveu entre 1860 e 1904, e que nos seus contos ele se refere aos velhos como pessoas de 40, 50 anos, que para aquela época eram considerados anciãos, já que as pessoas morriam de gripe, resfriado, ou nem sabiam de quê que. Enfim, contei a história toda muito resumida, porque muitos leitorinhos tupiniquins já me disseram que eu tenho que escrever menos e ser mais objetivo. Já disse que me basta a objetividade diária do jornal, que eu já me preocupo o dia todo, então, quando não estou no jornal mando para o espaço a porra da objetividade e escrevo pá caraí mesmo. Se o que escrevo é bom ou ruim, é outra história. Como diria minha “prima” Ju Ritter: “como você tem o dom de escrever bobagens, primo”. Bem, cada um tem o seu dom. Mas chega de conversa mole e voltemos a Feira.
Bem, saí da palestra do Juremir (depois de pedir a dedicatória), comprei o Sofá, e fui à parada do Mercado Público pegar o busão e voltar ao recôndito lar da minha irmãzinha. No sábado também fui à Feira, mas não me recordo no momento de nada emocionante que tenha acontecido. Ah, vi metade da palestra do Ruy Carlos Ostermann e da Cíntia Moscovich, que falaram sobre o prazer de ler Simone – Lucie – Ernestine – Marie Bertrand du Beauvoir (está assim na programação) e o “Segundo Sexo”. Ah, só para constar, que na palestra do Juremir havia cerca de 50 pessoas e na do Ruy umas 60. Num país como o Brasil, onde bundas, batidão e outras baboseiras levam milhares de pessoas a determinados lugares, uma cidade do tamanho de Porto Alegre (com quase 2 milhões habitantes) leva um público desses a eventos como os que presenciei... É difícil. Volto a recorrer a comparação que fiz no texto sobre o público pífio do show do Dado Villa Lobos aqui em Santo Ângelo, de que a população não tem o aparato cognitivo necessário para receber informações mais complexas, ou que ela julguem complexas, por mais simples que seja... No final das contas, me considero um privilegiado de ter assistido a falas tão qualificadas e de graça.
Encerro esse meu relato sobre a Feira aqui, e a entrevista com David Coimbra, que na verdade foi feita como parte da oficina de comunicação que dou em uma escola aqui de Santo Ângelo, fica para daqui alguns dias, senão vai vir mais críticas quanto ao tamanho dos meus posts. Agora, desligue esse computador, desligue a TV, ligue o som, deite na cama e leia livro, please!

1 Comentários:

  • fala primo!

    boas historias...se eu tivesse na feira tb ia detonar minha cada vez mais escarsa grana...aqui to comprando alguns livros em italiano (alias, comprei soh um, o resto to lendo da biblioteca publica, que eh mais barato) e tb um dicionario pra me ajudar a entender os gringo...

    E ai, foi assistir o verissimo ou nao?

    abraço

    Por Blogger Zaratustra, às 14 de novembro de 2008 às 01:53  

Postar um comentário

<< Home