.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

A crise dos 27


O que acontece quando estamos com 27 anos? Já cansei de ouvir falar na tal lista dos famosos que morreram com essa idade. E quem não morre, parece que fica meio louco. O Erico Verissimo escreveu o seu primeiro romance, Clarissa, quando estava com 27 anos, e no prefácio ele diz que estava tentando resgatar o entusiasmo da adolescência. Por que alguém com 27 anos não pode ter entusiasmo próprio? Eu estou nessa idade. Às vezes também me sinto correndo atrás de algo que não sei o que é, sacam? Já meu irmão, depois dos 27 pirou e foi pra Londres. Meu outro primo, o Gérson, deixou para trás o Banco do Brasil e (CENSURADO - tô começando a ficar com saudades dos militares...) e foi para a Itália há poucos meses, também com 27. Minha noiva estava mais ou menos nessa idade quando se separou do ex-marido (para a sorte minha). Mas e agora, sou eu que estou com 27! E para piorar, comecei a ler o Solo, do professor Juremir. O livro é bom, mas é a história de um cara que está numa crise de identidade do caralho, e passa suas horas assistindo desde Canal do Boi e TV Senado até a Ana Maria Braga. Acho que vou acabar pirando...
Agora, um exemplo da minha crise dos 27 anos. Desde que eu me formei, no dia 16 de agosto de 2006, praticamente tudo o que eu fiz foi voltado para passar na seleção do mestrado, lendo livros e mais livros para as provas de seleção, para o projeto, e fazendo duas disciplinas como aluno especial na PUCRS. E nesse ano, a exemplo do que já havia feito em 2006 e 2007, participei do projeto seletivo da própria PUCRS e da Unisinos. Fui aprovado nas duas, com boas perspectivas de bolsa. Porém, no mesmo dia em que saiu o resultado da PUCRS, aconteceu outra coisa que fez com que ao invés de comemorar, eu chorasse! Vejam vocês.
No referido dia, acordei para ir a uma consulta médica, mas antes de sair de casa fui verificar a lista dos aprovados da PUCRS na internet e meu nome estava lá. Perfeito. Porém, na consulta nada foi perfeito. Fui para consultar uma coisa, e para tirar uma dúvida de outra coisinha, que considerava menor. Mas, para a minha surpresa, o médico disse que essa outra coisinha era uma doença relacionada ao estresse (que não vou falar aqui, não sejam curiosos). Pois bem, o tal médico disse que eu não precisava me preocupar e não era para ficar estressado, porém, todavia, contudo, quando ele foi escrever a receita (é receita que chama? Essa crise dos 27 também me dá cada branco na cabeça...) disse: “o único problema desses remédios é o preço”. Caralho! Uma das principais fontes do meu estresse é o meu aperto orçamentário para fazer tudo o que tenho feito (mensalidades, viagens, etc) e, meio receoso, perguntei quanto era cada remédio. Quando ouvi a resposta entrei em pânico. Saí do consultório assustado com tudo (até porque achei esse médico diferente dos outros, a maioria te trata amigavelmente, e esse era completamente sério e de poucas palavras, só faltou dizer que eu ia morrer na semana que vem), e chegando em casa, entrei em desespero! Agora, com a cabeça fria, na véspera de Natal, penso que tudo isso se deu pela minha crise dos 27 anos...
Aí, fui sair com a Cris de noite, e conversando sobre o assunto comecei a contar tudo o que me estressa. A novela me estressa profundamente - só de ver que estava passando no “mudo” na televisão da sorveteria me embrulhou o estômago –, quando me acordam antes da hora eu me estresso, quando eu quero escrever e ligam o som alto na porra da sala do lado eu me estresso, quando me fazem pergunta idiota ou que não sei responder e ficam insistindo até eu dizer “mas e eu que vou saber? Porra!” também me estressa, quando marco uma hora, chego e tenho que esperar meia hora fico mais estressado ainda, enfim, muitas coisas me estressam profundamente. Já disse que pretendo ainda fazer psicologia para entender essa porra toda, mas no final das contas, não me considero estressado, só acho que me estressam demais, não acham?
***
* o sexo do médico foi trocado para preservar a identidade do mesmo.
***
Agora, consegui achar a lista de alguns dos famosos que morreram com 27 anos. Vejam só que interessante a causa das mortes:
- Johnny Kidd (vocalista do Johnny Kidd & The Pirates), em 1966 – acidente de viação.
- Brian Jones (guitarrista dos Rolling Stones), em 1969 – afogamento.
- Sharon Tate (actriz), em 1969 – assassinada por Charles Manson.
- Alan Wilson (vocalista dos Canned Heat), 1970 – overdose.
- Jimi Hendrix (guitarrista), 1970 – overdose.
- Janis Joplin (cantora), 1970 – overdose.
- Jim Morrison (vocalista dos Doors) 1971 – overdose.
- Brian Cole (baixista do Associations), 1972 – overdose.
- Ron "Pigpen" McKernan (tecladista do Grateful Dead), 1973 – complicações estomacais.
- Gary Thain (ex-integrante do Uriah Heep), 1975 – overdose.
- Chris Bell (guitarrista do Big Star), 1978 – acidente de viação.
- Kurt Cobain (vocalista e guitarrista do Nirvana), 1994 – suicídio.

Bom, é fácil ver que a maioria foi de overdose. E têm alguns aí que eu nunca tinha ouvido falar, porém, estão colocados como famosos, quem sou eu para questionar? Agora, o que mais chamou a atenção foi a morte do Pigpen: complicações estomacais. Eu heim.
Encerro repetindo a pergunta do início: alguém pode me explicar o que acontece com as pessoas aos 27 anos?
Feliz Natal a todos!

16 Comentários:

  • Home!
    actriz?
    uhauhauhauhhuahua

    Home, é só tu não se drogar, não andar de avião, não ir nadar e cuidar na comida que tu não morre aos 27 anos.
    uhauhauhauhuhauhauhauhuahuhauhauh
    Só!

    Por Anonymous Anônimo, às 24 de dezembro de 2008 às 14:22  

  • Porra alemao, quem ta em crise nao sou eu, é o mundo! eheh

    Por Blogger Zaratustra, às 25 de dezembro de 2008 às 01:14  

  • Como vc pode ter saudades dos militares, se nao era nem nascido na ditadura?

    deixa de frescura alemao!

    nao fez mais que a obrigacao, eheh

    Por Blogger Zaratustra, às 25 de dezembro de 2008 às 15:29  

  • tu eh mto estrassadinho
    eh loco, vai se tratar!!!! tu ker q todo mundo te aguente, mas não aguenta ngm!!!!
    e graças q estou no auge da minha adolescência e não sei do q tu fala
    hahahahaha
    bjuss da mana!!!

    Por Blogger Carolina, às 25 de dezembro de 2008 às 17:40  

  • Eduardo aqui é a kaká
    eu sei porque tanto stress....você é Ritter! explicado...
    hahahahahaha
    E sobre a crise dos 27,bem,daqui 7 anos eu te respondo ;P

    Por Blogger KaKá, às 26 de dezembro de 2008 às 07:35  

  • Aquelas complicacoes estomacais do maluco deve ser pq ele era alergico a alguma coisa que comeu...(por exemplo, um ovo)

    Por Blogger Zaratustra, às 26 de dezembro de 2008 às 08:00  

  • Zizinho, é fácil desestressar: senta numa poltrona confortavelmente, põe um som bem zen, relaxa.... respira fundo.... e vai numa aula de yoga, piá!!!
    Não leve a vida tão a sério!! És mt novo para estar nesse stresse... tá louco....
    te cuida!!! bjs

    Por Blogger Nara Miriam, às 26 de dezembro de 2008 às 16:35  

  • Eduardo, recomendo seriamente que cuide de sua gastrite nervosa! Pois, já que você pretende ou estar cursando uma pós-graduação (mestrado), ela pode virar uma úlcera.

    Por Blogger Unknown, às 31 de julho de 2010 às 21:16  

  • Conclusão, evite drogas e o aviões qdo tiver 27 anos!!! hehe

    Por Blogger Jean, às 25 de julho de 2011 às 07:55  

  • Kkkkkkkk.. bom.. cá estou eu com 27 anos e praticamente estressada com pelo menos 95% dos motivos que vc citou, rsrs..
    Bom saber que não sou a única e passado este tempo espero de coração que vc esteja mais calmo, uma pq tenho esperança de sobreviver a isso, rs
    Adorei, seu relato!!

    Por Blogger Michelle Brocca, às 8 de agosto de 2011 às 09:43  

  • esqueceram da Amy Winehouse. '-'

    Por Blogger *_Loo_*, às 22 de agosto de 2011 às 06:47  

  • Todo mundo tem problemas, isso é um fato! Lendo o seu texto, identifiquei-me bastante... Tenho 27 anos. De uns meses pra cá venho me notando que meu estresse aumentou consideravelmente. Me sinto confuso com meus pensamentos. O mundo parece-me estranho, as coisas que gosto já não gosto mais, até a minha casa parece não ser mais a minha casa... Não uso drogas, não bebo, não fumo, não uso nada que me tire no real, mas ao mesmo tempo, não estou nesse mundo, é como se buscasse algo que me tirasse dessa tristeza... Estou entrando de vez no mundo dos adultos, deixando o mundo da fantasia, tendo que encarar a realidade, viver e andar comigo mesmo... Grande abraço!

    Por Blogger TVM FILMES, às 12 de setembro de 2011 às 19:22  

  • Eduardo, vc escreveu isso em 2008, já se passaram 4 anos, vc já deve estar com 31, se vc tiver sobrevivido aos 27, claro.
    Não dá p negar que essa é uma idade muito dificil, acho q nos estressamos muito p conseguir ter uma vida boa, como sonhavamos qdo mais jovens e qdo chega os 27 percebemos q deveriamos ter vivido mais e ter nos aborrecido menos. Alguns esforços não valeram a pena, o objetivo perseguido não nos faz mais feliz. Tudo q acreditavamos de certa forma perde o sentido e não temos mais a juventude de antes para aproveitar.
    Para os homens é mais fácil, estou c 27 anos em crise e meus peitos caíram. Eu queria mesmo voltar no tempo e curtir mais.
    responde se vc sobreviveu

    Por Blogger Unknown, às 14 de setembro de 2012 às 08:40  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    Por Blogger thaiz G, às 4 de maio de 2016 às 19:32  

  • Eu estou agora em 2017 acabei de fazer 27 estou solteira me sentido uma velha sozinha , essa idade é horrível

    Por Blogger Unknown, às 12 de maio de 2017 às 02:53  

  • Estou com 27, faço 28 ainda em 2018 e me sentindo horrivel, parece que desde dos 20 eu nao avançei muito, somente nos estudos terminei uma faculdade mas nao trabalho na área e mais 2 cursos técnicos

    Por Blogger Gnomos da Escola, às 6 de janeiro de 2019 às 07:29  

Postar um comentário

<< Home