.

domingo, 6 de outubro de 2013

Imbecilidade em duas rodas

Faz uma semana que a imprensa americana, e especialmente a nova-iorquina, está lidando com o caso de um grupo de motociclistas que atacou um motorista nas ruas de Manhattan. A história, resumidamente, é essa: foi realizado um encontro de motociclistas aqui em Nova York e um grupo deles estava fazendo arruaça no trânsito quando começaram a provocar um motorista de um carro. Eles cercaram esse motorista com as suas motos e, para fugir, o carro acabou passando por cima de uma das motos, quase matando um dos motociclistas. Alguns integrantes do grupo perseguiram esse motorista e, no engarrafamento, atacaram o carro, quebrando o vidro com capacetes, tirando o motorista do carro e espancando-o. Detalhe: o motorista estava com a mulher e a filha de dois anos no carro, que assistiram a tudo. Está tudo gravado e está tudo na internet para você e qualquer um ver. Aqui, as cenas são repetidas a todo o momento nos principais jornais televisivos.
Interessei-me pelo caso pois sei que existem imbecis que andam em duas rodas pelo mundo inteiro. Chamo de imbecis aqueles que, ao invés de usar a moto como um meio de transporte, querem ameaçar e "tirar onda" com os outros. Várias vezes, enquanto caminhava tranquilamente, tomei um susto com o ronco ensurdecedor de uma moto dirigida por um ser que tem esterco no lugar do cérebro. E foi um desses tipos, ou melhor alguns dessa espécie, que causaram a tragédia que resultou em um motoqueiro e no próprio motorista do carro gravemente feridos. Talvez a diferença entre um caso desses aqui e algo parecido no Brasil é que aqui os acusados estão presos. As imagens são claras, os caras começam a provocar o carro, que atropela os motociclistas, que querem "dar o troco". O que leva um grupo de seres humanos a querer atacar, sem motivo nenhum, uma família com uma criança de 2 anos dentro do carro? Os advogados dos acusados tentam dizer que os seus cliente não "iniciaram" o incidente. Pois, só pelas imagens, já deveriam prender todos os integrantes do grupo. Todos eles se basearam na força de estar em grupo para atacar uma família com uma criança de 2 anos! Isso é muito absurdo! É muito revoltante, tanto nos Estados Unidos, quanto no Brasil, quanto na China!
Aliás, os absurdos do trânsito sempre me revoltam - ainda mais quando é algo feito intencionalmente, como o ataque do grupo de motoqueiros a um carro. Li o Hell's Angels, escrito pelo Hunter Thompson nos anos 1970, e lembro que, no decorrer do livro, ele vai invertendo um sentimento de admiração pelo grupo pela conclusão de que na verdade o bando não passava de um grupo conservador e sem-noção que se valia da força em grupo para enxer o saco dos outros (ele se deu conta disso quando os caras apioaram a Guerra do Vietnã - o que foi a gota d´água da tolerância da ignorância alheia).
Enfim, como digo, as coisas que fogem da minha capacidade de comprensão continuam acontecendo, infelizmente, todos os dias. Nos Estados Unidos, no Brasil, em Santo Ângelo e no mundo,

*Texto a ser publicado no J Missões nessa semana.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home