.

sábado, 12 de outubro de 2013

Coincidências

Ontem fui pegar o livro do Joseph Mitchel para ler, Up in the old hotel, que como comentei em outro post, é a obra completa de Mitchel, e que tinha lido outros textos para a disciplina de Jornalismo Literário (como aquele do Professor Gaivota) e me deparo com um texto sobre o bar Mc Sorley's, que também já tinha comentado aqui, pois era um dos bares frequentados por Hunter Thompson nos anos 1960. Pois, no texto de Mitchel, escrito em 1940, ele conta a história do velho John, o criador do bar, e como o bar seguiu pertencendo aos filhos e netos do Old John.
No texto, Mitchel descreve as peculiaridades do bar, a rudeza de seu dono-fundador, que não tinha nenhuma preocupação em agradar os clientes, como na placa que ele criou, descrita, e que eu havia tirado uma foto dela sem ter ideia da sua história:
Bom, ainda não terminei de ler o texto, mas dentre as curiosidades está a instalação de um alarme de incêndio que o filho de John, Bill, instalou nos fundos do bar e toda a vez que alguém começava a discutir berrando ou se tornava inconveniente ele disparava para esvaziar o recinto. Outra curiosidade, que olhando agora é engraçada (pelo menos eu acho), e que se tornou anedótica, é que o velho John não recebia mulheres em seu estabelecimento. E se alguma aparecia, ele a convidava a se retirar. E se ela insistisse em ficar, ele a pegava pelo ombro e dizia "não me force a esquecer que você é uma mulher". E, a tradição seguiu com o seu filho, Bill. Em seu texto, Mitchel conta que um dia apareceu uma feminista vestida de homem e pediu uma cerveja ao velho Bill. Ele a serviu, sem prestar muita atenção naquele cliente. Depois de tomar tudo, ela largou a tradicional caneca de barro do bar no balcão, tirou o chapéu, deixando escorrer pelos ombros os seus cabelos cumpridos, e disse "eu sou uma mulher. Viva os direitos iguais!". E saiu do estabelecimento, deixando o velho Bill de queixo caído e praguejando: "Era uma mulher! Era uma maldita mulher!".
Pois é, como ainda faltam poucas páginas para terminar de ler o texto, deixo você com um pedaço do texto de Mitchel:

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home