.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O profeta


Na manhã de hoje assisti a uma palestra de Erich MacLuhan, filho de Marshal MacLuhan, grande pensador canadense, o primeiro a falar no conceito de globalização, isso nas décadas de 1950 e 1960, bem antes de se ter, de fato, a globalização. A palestra aconteceu na PUCRS, durante o Seminário Internacional de Comunicação, que teve como tema central justamente o centenário de Marshal MacLuhan. Durante a sua fala, Erich concordou com a linha de pensamento que encara seu pai como um profeta, além de um pensador, filósofo, cientista, etc. Para ele, os artistas, visionários e profetas conseguem enxergar o mundo pelo menos 30 anos a frente, como foi o caso de MacLuhan pai. Eu não enxergo 30 anos a nossa frente, pois não tenho certeza nem do que vai acontecer no mês que vem, mas acerto algumas previsões. A primeira foi concretizada na noite de quinta-feira. Explico-me.
Após a onda de fúria que atingiu os gremistas naquele épico jogo contra o Flamengo no Olímpico, eu profetizei: é uma questão de tempo. O pilantra vai continuar jogando seu futebolzinho de toque de lado e cobranças de falta (mas sem dribles e arrancadas como ele fazia), o Flamengo não vai ser campeão e, mesmo que conquiste vaga na Libertadores, a torcida vai pegar no pé. Essa situação foi agravada ainda pelo fato de esse estar sendo um ano deliberadamente vascaíno, pois o time cruzmaltense já ganhou a Copa do Brasil, pode ganhar a Sul-Americana, e tem boas chances de levantar o caneco do Brasileirão. É mais ou menos como se colorados estivessem vendo o Grêmio ganhar tudo. Daí a impaciência flamenguista. E isso aconteceu na noite de quinta-feira, quando o Flamengo foi dominado pelo Figueirense e os rubro-negros deram a sua primeira grande vaia ao pilantra, que pode virar igual a do Olímpico se ele realmente voltar para o exterior por dinheiro, sua maior paixão. Ou seja, está acontecendo tudo exatamente como previ.
Minha outra profecia ainda não está 100% concretizada, mas sigo acreditando que ela vai se realizar: o Gre-Nal da última rodada não vai passar de um amistoso que não vai valer mais nada. Após vencer o Bahia com as calças e cuecas na mão (essa vitória eu também profetizei) alguns colorados seguem sonhando com a vaga, ainda mais com alguns tropeços, como os do Coritiba, São Paulo e Botafogo. Entretanto, o problema, a meu ver, não está no tropeço dos outros, mas sim, no próprio Inter. Esse time do Inter é muito ruim. É um time que até tem material humano, mas é desorganizado, descordenado, sem auto-estima, enfim, é um time fraco. E se não vencer Botafogo e Flamengo fora de casa, vai chegar na última rodada só para cumprir tabela, bem como o Grêmio. Por isso, já estou me desligando do futebol em 2011, começando a pensar já em 2012. Mas, enquanto isso, tenho mais com o que me preocupar, como por exemplo, os presentes de natal, a roupa que vou botar na virada de ano e conferir de perto se as santo-angelenses continuam sendo as mulheres mais lindas do Estado (vão fazer seis meses que não vou à capital das Missões).
Enfim, o negócio é a gente ocupar a nossa mente com qualquer coisa que não seja futebol nesse resto de ano.
Um bom final de semana a todos.
*Texto publicado no J Missões de amanhã.

4 Comentários:

  • Porra alemao, tu ainda demorou pra desligar do futebol esse ano hein?

    Quanto ao McLuhan e o Canadà, sò tenho uma coisa a dizer:

    "Minha grana não dá pra ir pro Canadá, mas pra cana dá, mas pra cana dá!"

    Por Blogger Zaratustra, às 18 de novembro de 2011 17:27  

  • sera q o Dudu vai acertar nas previsões?! eu ri do comentário do 'Zaratustra' ahuhauhau

    Por Blogger Thâmara Roque, às 18 de novembro de 2011 18:11  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    Por Blogger Mr. Gomelli, às 21 de novembro de 2011 19:35  

  • li teu texto depois da vitória do Inter sobre o Botafogo e sabe o que veio na minha cabeça? pois já te digo... veio a célebre frase do Chapolin Colorado: "Não contavam com a minha astúcia"... hahaha

    o "cororado" tá cada vez mais perto da vaga, muito mais pela incompetência dos concorrentes diretos que pelos próprios méritos neh...

    mas eh melhor ir assim, do que não ir...

    e de resto, esse Gre-Nal vai acabar virando "Copa do Mundo" hein... também achava que seria apenas um amistoso... mas já mudei de ideia... vai ser guerra: O inter querendo ir e o Grêmio querendo impedir.

    enfim...

    abraço ae manolo!

    ps.: tive que reescrever essa merda... tinha ficado difícil entender, de tanto erro que tinha... hahaha

    Por Blogger Mr. Gomelli, às 21 de novembro de 2011 19:40  

Postar um comentário

<< Home