.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Cartola Futebol Clube


A cena é cada dia mais comum. Você está vendo a um jogo do Grêmio ou do Inter em um bar, ou até mesmo no estádio, e o adversário faz um gol. Em meio a lamentações, alguém comenta por perto: “bom, pelo menos eu tenho esse cara no Cartola”. Pois é. Não importa a cidade ou estado, não importa a idade dos torcedores, jogar o Cartola Futebol Clube, um joguinho disponibilizado pela Sportv na internet, virou febre nacional. Não sei em que ano começou, mas eu estou na segunda temporada. Confesso que atualizo meu time toda a rodada, mas não faço as famosas pesquisas de mercado. Na competição nacional, estou na posição 299.133°. Um avanço, pois sempre ficava lá pela 500.000°. Já na liga que os meus alunos da UFPEL criaram, entrei na lanterna, mas já saltei para o 11° lugar, de um total de 20 e poucos. Cheguei a estar em 9°.
Nessa semana, conversei com dois amigos meus que são viciados. Um está na posição cento e alguma coisa na classificação nacional. Tem quase C$300,00 em caixa. Pode comprar quem quiser. Invejo esse cara. Porém, ele faz pesquisas, analisa o mercado, tem conhecimento sobre o assunto. Sabe, por exemplo, que o Leo Gago, do Coritiba, chuta bastante a gol, o que, segundo ele, vale alguns pontos. Por isso não consigo evoluir. Não me especializei no mercado cartoliano. Tem jogadores que, por mais que sob o ponto de vista do torcedor jogam bem, fazem poucos pontos no Cartola. Por isso, é muito difícil ganhar sem investir em conhecimento. Meu time hoje vale míseros C$103,41. A escalação para esse final de semana é: Felipe (Avaí); Ed Carlos (Grêmio), João Filipe (São Paulo) e Micão (América-MG); Paulinho (Corinthians), Escudero (Grêmio), Lucas Zen (Botafogo) e Marquinhos (Grêmio); Borges (Santos), Loco Abreu (Botafogo) e Washington (Ceará). Técnico: Jorginho (Figueirense). Um time fraco, admito, mas o possível de montar com o dinheiro que tenho.
Durante o campeonato cheguei a ter Ronaldinho Gaúcho, Leandro Damião, Montillo, Neymar, Victor e outros. Mas, sempre que tinha as estrelas, o resto do time era pífio. Se eu dedicasse tempo a pesquisar o mercado cartoliano, certamente estaria com um time muito melhor. E é isso que parece acontecer há anos com as sucessivas diretorias do Grêmio: falta de conhecimento de mercado. As contratações feitas a cada início de temporada são de gosto e eficiência duvidosos. Jogadores medianos e falsos craques são contratados e apresentados como os Messias futebolísticos (se fossem meio Messi já estava bom). Entram em campo e decepcionam o torcedor. Digam-me, caros leitores, quem nesse time do Grêmio poderia ser titular no Inter, por exemplo? Victor, um nome incontestável, tem falhado com uma freqüência assustadora. Na zaga, ninguém se salva. O sistema defensivo gremista é um baile de arromba para os adversários. Talvez daria para colocar Mario Fernandes na lateral-direita. Os volantes são tão meia boca quanto os colorados. Os meias gremistas também não estão jogando o suficiente para disputar posição com um D’Alessandro e um Oscar. No ataque, nem se fala. O ataque gremista é uma piada. O segundo pior do campeonato.
De fato, nesse ano o Grêmio está no Brasileirão exatamente como eu estou no Cartola Futebol Clube: jogando por jogar. Sem chances de brigar por vaga na Libertadores ou título, mas também relativamente longe das últimas posições.
Um bom final de semana a todos, de preferência, mais animado do que as campanhas da dupla Gre-Nal no Brasileirão.

* Texto publicado no Jornal das Missões de amanhã.

4 Comentários:

  • hehehe... esse é o 4º ou 5º ano do Cartola F.C. Eu participo desde a primeira, mas nem cheguei perto dos melhores... também por não estudar detalhadamente o mercado, como acontece contigo...

    ano passado foi meu melhor ano... fazendo várias vezes mais de 120 pontos em algumas rodadas, mas em compensação, nesse ano, fiz minhas piores pontuações da história...hehehe

    sobre os dirigentes do Grêmio, melhor nem comentar, pra não baixar o nível... hehehe... e olha que eu era fã do Odone... ¬¬

    Ahh, meu time pra próxima rodada ainda não tá escalado, mas Victor, Mário Fernandes, Jr. Cesar (FLA), Montillo e Borges são fixos na minha escalação... hehe

    Abraço ae, Manolo!

    Por Blogger Mr. Gomelli, às 23 de setembro de 2011 às 11:17  

  • De vocês, pro meu time, eu só queria o Mario Fernandes pra lateral, o resto nós temos igual ou melhor.
    Eu jogo desde 2007 o Brasfoot, onde vc é o treinador e faz as contratações, viciei.
    Mas entramos na maré de azar agora, não sei no que vai dar.

    Por Blogger Marcos, às 23 de setembro de 2011 às 12:00  

  • Porra alemao, nem tao longe do rebaixamento assim.

    Nao estou nem um pouco tranquilo

    Por Blogger Zaratustra, às 23 de setembro de 2011 às 20:33  

  • texto de futebol eu não leio....

    Por Blogger Lorení , às 8 de outubro de 2011 às 14:05  

Postar um comentário

<< Home