.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Petição pelo diploma

Sei que alguns leitores (na maioria jornalistas) são contra a obrigatoriedade do diploma (essas antas querem perder a vaga para parentes de políticos, sabichões e picaretas), mas enfim, para aqueles que são a favor da obrigatoriedade do diploma para o exercício da função, que acham que o jornalismo não é só o trabalho de papagaio (repetir o que os outros falam), que acreditam em uma imprensa responsável e livre, que sabem que a obrigatoriedade não obriga pessoas que têm coluna de opinião a ter o diploma, que são A FAVOR da liberdade de expressão (sem o diploma vai ser muito mais fácil de políticos controlarem a informação e de calarem a boca de quem não lhes agrada), enfim, para quem tem o mínimo de capacidade reflexiva sobre o tema, segue o link, com um abaixo assinado a favor da PEC da obrigatoriedade do diploma. Para assinar é fácil, clique no link, coloque seus dados e ajude a sociedade brasileira a sair da pior:

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoAssinar.aspx?pi=P2011N8603

A petição está no site da Fenaj, onde também tem a lista de posicionamento dos senadores, que votarão a PEC nos próximos dias. Curiosamente, as figurinhas mais carimbadas, como Fernando Collor de Melo (para quem tem memória curta, ver Notícias do Planalto), Marta Suplicy e outros poucos da corja do PT, e, obviamente, o Roberto Requião, que literalmente roubou o gravador de um repórter dias atrás (se fosse um não diplomado ele conseguiria manipular mais facilmente), são os que já se posicionaram contra. Aliás, além dos mencionados, só o Jorge Viana (PT), também deve votar contra. Os demais 70 e pico devem votar a favor.
Sobre os coleguinhas que são contra o diploma, até entendo que em certas horas dá vontade de mandar que alguns diplomados se matriculem novamente na universidade, mas a exigência do diploma é um começo. Eu, como futuro professor, pretendo seguir o que meu orientador Antonio Hohlfeldt dizia em sala de aula no curso de mestrado: “Tem que apertar o cerco na graduação, porque depois os reflexos aparecem no mercado e nos cursos de pós-graduação, com gente formada que não sabe o bê-a-bá das teorias da comunicação”. Concordo sem tirar nem por vírgula nessa frase. Tem muito "profissional" que se forma sem ter as mínimas condições de sequer ser aprovado nas disciplinas básicas do curso. Mas essa já é outra questão...

Ah, e assim como xinguei o pessoal que votará contra, tenho que enaltecer os que tiveram a iniciativa de apresentar o projeto. Copio, aqui, um parágrafo do texto da Fenaj:
“A PEC 33/2009, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares e relatoria do senador Inácio Arruda, e a PEC 386/2009, de autoria do deputado Paulo Pimenta e relatoria do deputado Maurício Rands, por um lado resgatam a dignidade dos jornalistas brasileiros e contribuem para a garantia do jornalismo de qualidade”.
Hasta

9 Comentários:

  • É isso aí RItter!! Vamos divulgar isso! ABrçs

    Por Blogger Aline, às 11 de maio de 2011 às 11:41  

  • Desde qdo Marta é figurinha carimbada?

    Por Blogger Fábio Ritter, às 11 de maio de 2011 às 11:59  

  • Porra alemao! O Requiao uma vez torceu o dedo de um jornalista aqui em londrina (por coincidencia bem na época o jornalista era meu professor) por causa de uma pergunta que ele nao gostou. Aliás, o blog dele é esse:

    http://baixo-clero.blogspot.com/

    e viva o diploma! E viva a marta!

    Por Blogger Zaratustra, às 11 de maio de 2011 às 14:42  

  • Esse teu blog me odeia. Faz tempo que não consigo comentar, mas eu leio. Sempre dá erro nos meus comentários, vou começar a te chingar quem sabe assim os comentários são aceitos huhauahua.

    Mas como disse a Aline Vamos divulgar!
    Quem sabe com pressão esse povo de Brasília faça algo.

    E quanto ao "caçador de marajás" nenhuma novidade. Me espantaria se ele fosse favorável a PEC.

    Por Blogger Dilea Pase, às 11 de maio de 2011 às 16:35  

  • Viva! Teu blog não me odeia mais! Pelo menos não hoje.
    Desconfio que seja a pecinha na frente do computador mesmo.

    Por Blogger Dilea Pase, às 11 de maio de 2011 às 16:36  

  • por favor eduardo exclua o meu texto que vc postou.Já te pedi por e mail 3x. Estou com outra pessoa não está bacana. Att.R.A

    Por Blogger Unknown, às 12 de maio de 2011 às 10:45  

  • olha senhor FAKE, não tem o que fazer? já pensou em arranjar um emprego?
    abração de urso pra ti!

    Por Blogger Eduardo, às 12 de maio de 2011 às 11:56  

  • Então. Viva o diploma! Porra alemão.

    Por Blogger Marcos, às 13 de maio de 2011 às 15:04  

  • Tem que exigir diploma, sim; e um exame da ordem dos jornalistas, assim como nós (OAB); e um exame para todos os demais cursos superiores, também, só deixando que as pessoas exerçam as profissões se aprovados. Com certeza melhorará a qualidade dos profissionais de curso superior no Brasil.

    Por Blogger Lorení , às 13 de maio de 2011 às 19:43  

Postar um comentário

<< Home