.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Direto de Milão - by Alemão

O texto que se segue foi escrito pelo meu primo, também jornalista, Gérson Fontoura Dalla Corte [vulgo alemão], que está morando na Itália há 2 anos e três meses e que passa suas impressões sobre a participação da Internazionale no Mundial direto de Milão. Sem mais delongas, segue o texto:

“Uma partida entre Internacional x Internazionale, valendo o mundial de clubes. Pior que isso, impossível, pensaria um torcedor gremista. Mas não tem problema. Pode-se sempre torcer pro Pachuca do México, que parece ser o único clube com chances de estragar a festa de um (ou dos dois) internacionais. Ou, um pouco a contragosto, torcer na final pela squadra italiana.
Já o torcedor colorado pensa somente no homônimo rival italiano que, apesar do nome, carrega nas vestes as cores do rival: azul e preto. Uma motivação a mais. Lembram-se, felizes, de como foi 2006, quando venceram o mais que favorito Barcelona, à época com Ronaldinho, Eto’o e companhia. E têm já a certeza da vitória.
Samuel Eto’o retorna à final, agora com a camiseta da Internazionale. Na última temporada européia, é bom lembrar, o time venceu tudo o que disputou, e a base é a mesma, exceto pela mudança drástica de treinador: no lugar do português José Mourinho, agora no Real Madrid (que perdeu de 5 no clássico com o Barcelona, dias atrás), o espanhol Rafael Benitez, que começou mal a temporada 2010-2011.
Benitez atuou alguns anos como jogador profissional na Espanha, sempre em equipes pequenas. Por causa de um problema no joelho, interrompeu a carreira e decidiu ser técnico. Depois de passar por vários times com altos e baixos, conseguiu o primeiro título espanhol com o Valência em 2002, repetindo-o em 2004, ano em que vai para a equipe inglesa do Liverpool e conquista vários títulos, entre eles a Copa dos Campeões em 2005. Depois de seis anos, chega à Inter.
Football Club Internazionale Milano foi fundada em 9 de março de 1908 por dissidentes do rival Milan – que por ironia do destino tem a cor vermelha no uniforme (talvez o vermelho do time brasileiro também sirva de motivação pra eles). Venceu 18 vezes o campeonato italiano e têm dois mundiais: 1964 e 1965, ambos contra o Independiente. No atual campeonato a equipe demonstra a mesma inconstância do técnico: uma sequência de dois empates com os lanternas e duas derrotas – uma, aliás, no derby contra o Milan – quase custaram a cabeça Benitez. Porém, a classificação antecipada para a próxima fase da Copa dos Campeões, seguida da incontestável vitória contra o Parma por 5x2 deram novo ânimo ao elenco. Embora em quinto lugar, está somente a 7 pontos atrás do líder Milan, com mais da metade do campeonato pela frente.
O técnico Benitez afirmou recentemente que “a participação no mundial é mérito do time, e não do técnico sozinho”, rebatendo os jornalistas que davam todo o crédito a Mourinho. O zagueiro argentino e capitão Zanetti declarou que todos querem muito o título e vão lutar para isso. Zanetti é o companheiro de Lúcio na defesa. Lúcio enfrentará o time que o consagrou pela primeira vez e tudo que os colorados desejam é uma ajudinha do ex-ídolo. Embora o caráter profissional provavelmente prevalecerá.
Enquanto tudo isso os torcedores do Grêmio sonham com o dilúvio no deserto de Abu Dabi...”

Um bom final de semana a todos.

* Texto que será publicado no Jornal das Missões deste sábado.

2 Comentários:

Postar um comentário

<< Home