.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O sorveteiro tricolor

Após o árbitro marcar o pênalti a favor do Grêmio, no sábado, o clima esquentou e passei a procurar o sorveteiro das cadeiras do estádio Olímpico. Ele passara pela minha frente diversas vezes oferecendo seus picolés e sorvetes, entretanto, nem dei bola. Por ironia do destino, justamente enquanto o estádio inteiro xingava o comentarista da Rádio Gaúcha, Leonardo Garciba, que quando era árbitro acumulou atuações desastrosas pelos campos do Rio Grande, e agora falava no microfone que não havia sido pênalti, eu precisava do sorveteiro. Ou melhor, precisava de sorvete. Havia uma criança a umas três cadeiras ao lado da minha comendo sorvete e, enquanto olhava toda aquela algazarra azul, ela lambia furiosamente aquele doce gelado. Comecei a salivar vendo o sorvete da cria. Decidi que queria um sorvete.
Enquanto todos gritavam, procurei com os olhos o sorveteiro, que vinha em minha direção. Entretanto, quando abri a boca e me prepararei para pedir um sorvete, o sorveteiro parou a poucos metros de mim. Olhei para o campo e Douglas ajeitava a bola para bater a penalidade. Olhei novamente para o sorveteiro, angustiado. Não queria perder a cobrança de Douglas nem o sorveteiro, que tinha os olhos fixo no campo. Quando Douglas correu para a bola e marcou o gol, o estádio parecia que iria abaixo. No meio da festança, olhei para o lado e o sorveteiro estava enlouquecido, abraçando a todos. A torcida, então, começou a cantar “Meu único amor”, e o sorveteiro tirou o boné e começou a girar, cantando “Eu sou borracho sim senhor... e bebo todas que vier... eu sou do meu tricolor... meu único amor!”. O sorveteiro esqueceu o mundo. Esqueceu o seu negócio, esqueceu os torcedores-clientes e esqueceu até os seus sorvetes. Era como se estivesse entorpecido pelo time e pelo grito ensurdecedor que os 30 mil gremistas faziam das arquibancadas do Olímpico, deixando boquiabertos as centenas de torcedores do Atlético-PR, que até tentaram fazer algum barulho antes do jogo, quando a maioria dos torcedores ainda bebiam nos arredores do estádio Olímpico. Depois daquele gol, ninguém mais segurou o Grêmio e sua torcida, que foi ao delírio ao ver Diego Constantino marcar um golaço, decretando a vitória de 3 a 1 do tricolor.
É, meus amigos, depois do jogo de sábado os gremistas já passam a torcer por LDU ou Independiente na final contra o Palmeiras, pela Sul-Americana. De minha parte, não acredito que Guarani ou Botafogo atrapalhem os planos do time de Renato. O Grêmio é capaz de vencer o bugre em Campinas, enquanto o time de Joel Santana não é páreo para enfrentar o combustível que vem das arquibancadas do Olímpico direto para as chuteiras dos jogadores. Principalmente quando lá está o sorveteiro gremista, o mais fanático sorveteiro dos estádios brasileiros! (vide no youtube: sorveteiro gremista).
Sul-Americana - Assisti ao primeiro jogo da semifinal entre os equatorianos e os argentinos na noite de quinta-feira e achei muito fraca a defesa da LDU. Mesmo jogando na altitude do Equador, após saírem levando 3 a 0, os argentinos reagiram e ficaram satisfeitos com os 3 a 2, pois, se forçassem, poderiam ter saído de Quito com um empate. Acho que contra a LDU o Palmeiras, de Felipão terá como construir uma vitória elástica se o primeiro jogo da final for em São Paulo, e administrar na volta. Já se o primeiro jogo for no Equador, o Palmeiras também tem condições de arrancar um empate, quiçá uma vitória, e depois é só fazer a festa no Palestra. Porém, se for contra o Independiente, tudo passa a ser imprevisível, pois é possível de se ganhar na Argentina, bem como os argentinos também gostam de surpreender quando jogam no Brasil. Portanto, desde já: força Independiente!

*Texto que será publicado no Jornal das Missões desta terça-feria.

5 Comentários:

Postar um comentário

<< Home