.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Bobagens, besteiras e baboseiras

Hoje estou disposto a tirar os atrasos de vários assuntos que há tempos queria abordar nesse espaço, porém, vou dividir os temas por itens para não ficar aquele tijolo maçante para os preguiçosos, porém, perspicazes leitores.
1 – Bobagens
Ainda vou fazer um levantamento para ver os temas que mais geram comentários (mentira, porque sempre que falo “ainda vou fazer” ou “um dia quero fazer”, eu nunca faço). Porém, de antemão confirmo aquilo que o professor Jacques Wainberg falava em sala de aula: “o público não quer informação séria, notícia ‘sem-graça’. O público quer entretenimento”. E é a mais pura verdade. Os maiores picos de comentários são quando escrevo sobre minha alergia a ovo, xingo o Arion, conto histórias malucas como o Carnaval no Rio, ou doideras na Serra Gaúcha, enfim, quanto maior a bobagem, maior o número de comentários. Aliás, nos últimos três textos escrevi sobre temas sérios, e o único a comentar foi meu primo Gérson. Vejam o que ele escreveu:
“Porra alemão, futebol e texto sério ninguém comenta. Então, to comentando aqui pra dizer que tem texto novo no meu (blog). Comenta lá também. Até porque o texto é sério e ficará ao relento”.

2 – O e-mail
Ainda falando em bobagens, escrevi outro dia uma coluna saudosista do Grêmio do Felipão no Jornal das Missões, comparando alguma coisa de futebol com broxar (não me recordo bem o quê), e todas as bobagens que escrevi resultaram num e-mail indignado de um leitor. Vejam vocês as cordiais palavras do sujeito:
“Sinceramente, não acredito que você seja pago pra escrever essa coluna. Uma tentativa frustrada de copiar David Coimbra, é isso que você é. Comparar mulher com futebol? Isso o D. C. já faz a mais de 10 anos. Seja original. Agora tem algo em que você consegue ser ainda mais inferior ao D. C. (e não é o português): a nostalgia quanto ao seu time de coração. Querer reviver Goiano, Dinho e etc diante do Santos de hoje é no mínimo cinismos dos triste. Procure um psiquiatra. Você sofre de Gremismo dos anos 90 agudo. Pode levar a morte por ilusão”.
Vejam vocês. O título do e-mail é “quanta bobagem”. Sinceramente, considerei tudo isso que ele escreveu um tremendo elogio. E ele também deve se sentir elogiado por ter se irritado com meu texto, afinal, está escrito ali, no meu perfil ao lado: “Irritar pessoas reconhecidas e inteligentes é um semi-orgasmo. Irritar pessoas burras e ignorantes é um tédio”. No caso, ter irritado esse leitor foi um semi-orgasmo.
No entanto, resolvi responder ao leitor com as seguintes palavras:
“Olá, obrigado pelo e-mail. Quatro considerações:
1) Não recebo nada do jornal.
2) Conheço o Davido Coimbra pessoalmente, e na verdade, o estilo dele é anterior a ele e ao próprio Nelson Rodrigues, considerado o "pai" desse estilo.
3) Já vou ao psiquiatra
4) Quase morri do coração há pouco tempo, sei dos riscos que corro pelo meu gremismo dos anos 90 (e isso é sério mesmo, não é piada).
De qualquer forma, obrigado pela lembrança. Um abraço”.
Esperava até uma resposta dele, para iniciarmos um diálogo construtivo, mas não recebi. Dia desses ainda mandei o link do blog, iniciando com um tradicional: “aproveitando a oportunidade, eu tenho um blog no site de um jornal...”. Acho que ele também se irritou com esse e-mail...

3 – A intelectualidade da editora do CORREIO DO POVO
Quando se está por baixo, qualquer um te pisa como um cachorro. Isso é fato. E isso ocorreu comigo no ano passado várias vezes, quando estava procurando emprego. Você se desgasta de mandar e-mails, currículos, ligar de orelhão gastando o que não tem, conversando, argumentando, tentando vender seu peixe inutilmente. No entanto, numa dessas, a super-paciente e intelectual editora do jornal Correio do Povo, que ainda aposta em notícias curtas e simples em tempos de internet, respondeu a um e-mail meu, onde expliquei a minha situação, enviei um currículo em anexo, e me deixei a disposição para passar lá na Caldas Júnior, em Porto Alegre, e deixar um currículo para ser avaliado para uma possível vaga de emprego. Eis a resposta dessa editora, que, segundo informações de um repórter que trabalhava lá no ano passado (na qual vou usar o direito previsto no Código de Ética do Jornalismo Brasileiro de preservar a fonte), quando surgiram os casos de gripe A, mandava esse repórter ir até o hospital e não voltar de lá sem nenhuma informação que não fosse números de novos casos, mesmo que esses números não existissem. Eis a resposta, simples e grossa, dessa quase madrinha da ética do jornalismo brasileiro:
“Deixar’ é uma plavara forte pra mandar por email. Tens uma colega de turma, nossa repórter, que realmente ‘deixou’. É um dos critérios”.
Agora, qualquer um que for procurar a palavra “deixar” no dicionário, vai encontrar lá, entre outros significados, o seguinte: largar, soltar, entregar nas mãos de outrem, e assim por diante. Dando seqüência à história, eu acabei indo ao Correio duas vezes após esse e-mail (as duas com indicação) e sequer me chamaram para um teste. Antes disso, eu já havia ido lá outras duas vezes, logo depois que me formei. Ou seja, eles têm três ou quatro currículos meu em seus arquivos, e nunca me chamaram sequer para uma entrevista. Mas agora, fazendo a dissertação, com a cabeça fria, lendo livros, autores, textos e histórias de qualidade concluo: não estou perdendo muita coisa. Não sou ninguém, porém, lembro-me de histórias como a de Lima Barreto, e de frases como essa, de Jack London: “Fui sempre implacavelmente explorado. Até que escolhi o meu lado!”. E agora posso dizer sem papas na língua: escolhi o meu lado!

2 Comentários:

Postar um comentário

<< Home