.

domingo, 21 de junho de 2009

Mais uma do diploma

Estava lendo há pouco os comentários postados no debate disponibilizado no site da Zero Hora (www.zerohora.com) sobre a questão da queda do diploma. Lendo alguns comentários, como o dos leitores João Marcelo Azevedo, Sérgio Porto e Virgilio Melhado Passoni, eu lembro do professor Jacques Wainberg (uma fonte inesgotável de citações) falando em aula que no Brasil, 90% da população é composta por analfabetos funcionais, ou seja, sabem juntar as letras e soletrar as palavras, mas não tem aparato cognitivo para descodificar e interpretar as mensagens que recebem. Ele usava um exemplo bem básico: Você fala para uma pessoa: “eu fui de Porto Alegre a Salvador de avião”. E depois pergunta: “fulano, como eu fui para Salvador?”, e a pessoa coça o queixo, murmura um “hmmmm”, e completa: “não sei, acho que foi de ônibus”. As criaturas estão confundindo LIBERDADE DE EXPRESSÃO com JORNALISMO. O ministro disse uma asneira para justificar o injustificável, na maior cara de pau, e o pior, tem gente que caiu! Olha, é triste.
Segue agora o e-mail que recebi (assim como todos os sócios da Sociedade Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo - SBPJOR) da professora Márcia Benetti Machado, que esteve na trágica reunião que resultou na catastrófica decisão do STF:

“Caros colegas
Não falo institucionalmente, falo em meu nome.
Quero apenas registrar que lamento a decisão do STF, especialmente porque os magistrados deixaram explícito que desconhecem as especificidades do Jornalismo. Foi bastante constrangedor assistir à sessão do Supremo e ouvir que jornalismo é literatura, arte e poesia, "puro exercício da intelectualidade". Poucas vezes vi demonstração tão cabal de ignorância.
Outra coisa que merece registro: não extinguiram a obrigatoriedade do diploma por causa da boa ou má qualidade dos cursos. Isso não foi objeto de análise nem de manifestação durante os votos do STF. Extinguiram porque entenderam que não existe, na profissão, nenhuma competência específica que demande formação superior.
Na minha opinião, não devemos vincular (em nossos discursos) qualquer discussão sobre currículos à decisão do STF. Não é "por causa" desta decisão que estamos preocupados com a formação. Sempre estivemos, e aí está a Comissão Nacional de Diretrizes trabalhando com a seriedade que o tema merece.
Abs
Marcia Benetti”
Enfim, nem tudo está perdido. Portanto, não esqueça: manifestação pública, quarta-feira, dia 24, na Esquina Democrática, ao meio-dia em Porto Alegre.
PS: Lara Nasi, se tu não for, vai perder 90% da estima que tenho por ti, pelo teu espírito revolucionário!

6 Comentários:

  • OI Ritter! Também estou acompanhando o debate da ZH e não me assusto com esses analfabetos funcionais que falam da relação entre obrigatoriedade do diploma e liberdade de expressão já que o editorial do Jornal Nacional um dia após o maldito julgamento salientou exatamente isso. Além, é claro, de falar que assim seus "comentaristas" poderão se expressar livremente. Levando em conta que boa parte da população só se informa através da televisão e tem como referência o JN para obter informações, não é de surpreender.
    Quarta-feira estarei aí em pensamento! Infelizmente uma jornalista diplomada desempregada não tem grana pra ir até Poa protestar.
    Abraço!

    Por Blogger Dilea Pase, às 22 de junho de 2009 às 14:35  

  • Dudu Ritter, eu sou presença confirmada! Se não perco 100% do apreço que tenho por mim mesma! hahahha

    Por Blogger Mercedes Mirabal, às 22 de junho de 2009 às 17:39  

  • Dudu!
    Gostei da aplicação da citação do teu professor. Perfeita para o caso. Eu não consegui digerir tudo isso ainda. Estou quase passando mal, especialmente, quando penso nos anos que ainda tenho pela frente para pagar o meu crédito. Estaremos fazendo um protesto aqui em FW também. Os acadêmicos de jornalismo do Cesnors/UFSM estão organizando. Não poderei ir a Poa, por causa do trabalho. Mas enfim, da forma como podemos, estamos nos mobilizando também. Abraços a todos os colegas! (formados, hehe).

    Por Blogger Marcinha, às 22 de junho de 2009 às 18:15  

  • É desmotivante o que fazem com a sociedade. Com certeza eu levaria um porrete!! hehehe

    Por Blogger Unknown, às 23 de junho de 2009 às 04:38  

  • Alemao, como tu perguntou, o prato tìpico mais famoso da Eslovaquia è o bryndzové halušky, que por sinal è muito bom.

    E se eu tivesse por aì tb iria na manifestaçao, porque se hay gobierno soy contra, se no hay gobierno, tambien soy!

    Por Blogger Zaratustra, às 23 de junho de 2009 às 16:52  

  • oi ritter
    q abssurdooo!!
    tem simmm!!
    que enfiar o diploma no seu...c
    puta merda que coisaaa!!
    tem de protestar,
    mostrar pra eles...se juntar e...nao deixarbarato,não!!
    aqui no Rio de janeiro voce viu como o eduardo paz que é infelizmente seu xara, trata os trabalhadores??
    que eram donos das vans
    aqui de casa deu pra ouvir..eu só via o povo dizendo bomba, tiro?
    em frente ao palácio contra os trabalhadores!!
    e ainda quer fazer um muro nas separando as favelas da classe média.
    enfim um imbecil essa cara!!

    Por Blogger sissa, às 24 de junho de 2009 às 21:11  

Postar um comentário

<< Home