.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Alegria de cera


Estava há pouco abrindo meus e-mails, quando vejo um enviado pelo professor José Marques de Melo, o papa da teoria da comunicação no Brasil, presidente fundador da Intercom e um dos fundadores da Escola de Comunicação e Artes, a famosa ECA, da USP. Era sobre o seminário envolvendo a Globo e a Intercom. Em resumo, é uma parceria entre os dois, que resultou, entre outras coisas, na realização de um seminário no Rio de Janeiro, que conta com palestras com Carlos Henrique Schroeder, Willian Bonner, Marcos Uchoa, visita ao Projac, joguinho de futebol com os globais e tudo mais. O evento será de 1° a 4 de julho, e os selecionados ganham viagem e hotel (com refeições). Eu já sabia desse seminário, mas, apesar de ser sócio da Intercom e da Sbpjor, também sabia que teria que ter me inscrito para concorrer a uma boquinha no seminário. No entanto, como não estudo audiovisual, e as inscrições eram para trabalhos nessa área, nem me preocupei. Porém, estava eu olhando meu e-mail, quando abri um, enviado pelo professor Marques de Melo, que dizia exatamente o seguinte (simplesmente copiei e colei):

“III Seminário Temático Globo / Intercom 2009
Comunicamos que seu nome foi selecionado para participar do III Seminário Temático Globo / Intercom, que se realiza no Rio de Janeiro de 1 a 4 de julho de 2009. A equipe do Globo /Universidade vai procurar cada um de vocês para acertar detalhes da viagem. Veja a seguir a programação do evento, anotando os compromissos com a Intercom nas noites de 1 e 4 de julho, no hotel reservado, em local a ser anunciado.
Atenciosamente...”

Enfim, achei que alguma alma caridosa pudesse ter me indicado para o seminário, vá saber. De repente, alguém leu meu blog, ouviu falar das minhas peripécias homéricas, ou de meus talentos ainda não descobertos, e resolveu me incluir entre os selecionados. Já estava me enxergando de chinelos Havainas, calção azul marinho e sem camisa, com um copo de caipirinha numa mão e um palito de dentes na outra, olhando para a praia, parado na porta do hotel em Copacabana, me espreguiçando e murmurando “ah, a vida é boa, muito boa!”. Já sentia o clima de quase 0 graus do meu AP se elevar aos 30 graus das praias cariocas, e inclusive, já via o desfile de top models diante da minha humilde presença, abanando e sorrindo para os meus comprometidos olhos, e no meio disso, aparecia o manobrista do hotel alcançando a chave do meu Corolla zero, dizendo “já está estacionado no espaço do apartamento 2.049, senhor”. E eu sorria cordialmente para aquele rapaz humilde e atencioso, que vestia uniforme do Copacabana Palace, e respondia “muito obrigado rapaz. Tome uma gorjeta” e largava uma nota de 50 reais na mão do pobre coitado, enquanto pensava como era bom ser agraciado com um carro 0 km pelo simples fato de se ter um pouco de talento... Estava divagando sobre tudo isso, com a mesma cara do Chaves depois de ver a Popis, quando recebi outro e-mail, novamente do Marques de Melo. Logo calculei que só poderia ser para informar o endereço do hotel, ou talvez sobre o Corolla, que não fora mencionado no e-mail anterior. Abri o dito cujo, mas conforme eu ia lendo o e-mail, o meu sorriso ia se desmanchando, e logo murmurei um “era bom demais pra ser verdade”. Eis o que dizia o e-mail:

“Peço desculpas pelo envio inadvertido da circular anterior a toda a lista da SBPJOR, informando que os socios selecionados serão contatados individualmente pela secretaria da Intercom.
Atenciosamente
José Marques de Melo”.

E depois de ler isso, voltei para a realidade do meu quarto gelado e do colchão que está jogado aqui do lado, bem longe das praias de Copacabana e do Projac. Mas o palito de dente na outra mão, no entanto, é uma realidade.

1 Comentários:

Postar um comentário

<< Home