.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Um puta protesto contra a porra do protesto





Tem certas coisas que não tem explicação. Eu penso, penso, penso, e não dá para entender. Terça de manhã eu ia para Porto Alegre para a orientação com o professor Antônio Hohlfeldt, na PUC, mas na segunda de noite já aconteceu o primeiro imprevisto: a marcha ré do carro estragou e bailou minha carona com meus pais, que levariam minha irmã para Porto.
Tudo bem, tem um ônibus que sai às 7h de Santo Ângelo, chega às 13h30 em Porto Alegre, a orientação era às 14h30, daria tempo de chegar lá. Tranqüilo. Dez e meia da manhã, o ônibus pára em Soledade para o tradicional lanche. Quando todo mundo ia embarcando de volta, ouço o motorista comentando com um passageiro: “vamos indo, apesar de que falaram que só vão liberar a estrada às onze”.
Já começou a me dar um revertério no estômago. Andamos mais um pouco e a porra do ônibus parou. Parou parado, sacas? Atrás de uma fila de carros e caminhões. Olhei para o relógio, e, pelos meus cálculos, se a gente ficasse parado meia hora talvez desse tempo de chegar lá pelas duas. O motorista colocou um filme para distrair o pessoal e saiu. Em seguida, um passageiro também saiu, e, como vi que a porta estava aberta, também saí. Foi então que comecei a ouvir os discursos, que mais pareciam comício eleitoral. “ENQUANTO O GOVERNO NÃO GARANTIR O ASFALTO PARA AS NOSSAS CIDADES, A GENTE NÃO VAI ARREDAR O PÉ DAQUI!”.
Putaqueopariufilhadaputadocaralhoporra!!!! Exclamei mais ou menos isso.
No início eu era o único surtado com a situação, porque os outros passageiros só tinham compromisso depois das quatro. Mas, na medida em que o tempo foi passando e os outros também iam perdendo seus compromissos, a expressão “Putaqueopariufilhadaputadocaralhoporra!!!!” passou a ser repetida por praticamente todos.
Como teoricamente eu já tinha perdido meu compromisso, e já tava rindo de desespero, comecei a tirar fotos e a ir em direção ao centro do protesto. Chegando lá, havia churrasco, palanque armado no meio de uma das BRs mais movimentadas do Rio Grande do Sul, e um clima de festa entre os que lá estavam. “NINGUÉM VAI EMBORA! NINGUÉM VAI PASSAR! TEMOS CHURRASCO PARA A TARDE INTEIRA E SE PRECISAR VAMOS POSAR AQUI! A GOVERNADORA VAI TER QUE OUVIR A GENTE!” gritava o cara que, acredite, era o vice-prefeito de Arvorezinha, uma das cidades que cobravam asfalto.
“Putaqueopariufilhadaputadocaralhoporra!!!!” Exclamei mais uma vez.
Porra, se fossem movimentos organizados por certos grupos, como o MST, ainda era compreensível, agora, prefeitos, vereadores, vice-prefeitos, secretários e, pasmem mais, até jornalistas subindo em palanque para fazer uma coisa tão irracional! Mil vezes Putaqueopariufilhadaputadocaralhoporra!!!! Tinha gente que estava no ônibus para ir para Porto Alegre para fazer quimioterapia. Outros iam fechar negócio. Eu ia fazer uma orientação, porque meu professor está indo para a Europa, e eu só poderia falar com ele na terça! Havia ainda pessoas que iam fazer uma consulta! Porra, pagaram 160 reais de passagem de ida e volta, mais os gastos de transporte urbano e alimentação, além do valor da consulta e das doze horas de ida e volta, para chegar uma cambada de políticos, que nem português sabiam falar direito, e trancarem a rodovia. E tudo sem nenhuma atitude tomada pela Polícia Federal e a Brigada Militar! Ommmmmmmm Ommmmmmm. Fora os caminhoneiros, que já são atrasados por natureza e causam tantos acidentes por isso, que iriam atrasar mais ainda! Credo! Se é assim que funciona o negócio, então quando eu tiver insatisfeito vou dizer “ou você me dá o que eu quero, ou senão não vai passar”, ou “se você não cumprir com o que estou pedindo, vou invadir a sua casa e matar o seu cachorro”. A única frase que me vem na mente pensando nisso é: Putaqueopariufilhadaputadocaralhoporra!!!! É como você ter uma desavença, e para resolver o problema envolver terceiros. É como eu querer receber de um devedor que me dá calote há anos, e seqüestrar o filho dele. É chantagem! É abuso! Isso não existe! Um prefeito fazendo isso! Um vereador! Putaqueopariufilhadaputadocaralhoporra!!!! Um milhão de vezes!
Vou parar por aqui, e só encerro dizendo que consegui falar com o professor, porque, por sorte minha, ele ia ficar até às sete aquele dia na PUC. A pista foi liberada por volta das duas da tarde, e chegamos lá às cinco e uns quebrados. Senão, eu teria chegado em Porto Alegre e comprado direto a passagem de volta para Santo Ângelo.
Putaqueopariufilhadaputadocaralhoporra!!!!




Só uma breve análise das fotos. A primeira que tirei, por ironia do destino, foi a do baita caminhão da Skol. Força do hábito... E prestem atenção no tio da Brasília amarela. Essa nem com roda gaúcha nem com roda americana ela não quer andar! Oxente ai ai ai!

5 Comentários:

  • não seja egoísta, eles têm seus motivos

    Por Blogger Fábio Ritter, às 12 de março de 2008 às 19:32  

  • Pois olha.. existem protestos e protestos. Tudo bem que os caras quase acabaram com a tua vida, ou pra ser menos dramática, te sacanearam um pouco.
    Não sei, as causas não pareciam tão louváveis. O problema é que muitas vezes, pra surtir efeito, um protesto acaba envolvendo outras pessoas. Por exemplo, as greves, por melhorias na educação pública (os alunos ficam sem aulas) ou tantos outros protestos. É uma maneira, como você mesmo disse, de chantagear, quando o poder público não cede de outras formas. Mas o churrasquinho foi cruel. Lembro de uma vez que eu também fiquei na estrada, por causa de protesto de camioneiros, e o que se via era só os patrões, enchendo a cara e se divertindo às custas do povo parado. É. dá uma raiva. Tens razão!
    Vão protestar decentemente. Prefeito... pô, isso é papelão!

    Por Blogger Mercedes Mirabal, às 12 de março de 2008 às 20:20  

  • Tu podia ter tomado o microfone e falar que não devolveria enquanto não liberassem a pista.

    Por Blogger Zaratustra, às 14 de março de 2008 às 18:56  

  • Puuuuuuuutz. Os vídeos que passavam no onibus pra distrair a galera eram legais pelo menos??? tipo a segunda temporada de heroes, sei lá, algo que tu num esperava mas até que veio a calhar?

    [pressinto uma resposta negativa]

    =(

    Por Blogger elenmateus, às 16 de março de 2008 às 08:42  

  • hola: necesito saber si tu fuiste el crítico que vió la pieza teatral chilena en el festival de curitiba el 23 de marzo en el memorial de curitiba. Si fuiste tú me gustaria saber si publicaste tu impresion del montaje. este material es muy importante para nosotros. Ahora... si no fuiste tú te agradeceriamos mucho si pudieras averiguar entre tus colegas, si fuera posible. No nos acordamos del rostro de él y no nos intercambiamos datos.
    Muchas gracias de antemano.
    Atentamente
    Claudio Soto Kramer
    TEATROTERKO
    CHILE.
    MI MAIL ES: CUARTOTERKOKRAMER@GMAIL.COM.

    Por Blogger TEATROTERKO, às 31 de março de 2008 às 20:48  

Postar um comentário

<< Home