.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Reportagem na veia

Confesso que, lendo tanto livro de teoria do jornalismo e livros acadêmicos sobre a profissão, além de grandes livros-reportagens, coletâneas de grandes reportagens, somados à alguns autores beats, dá vontade de colocar uma mochila nas costas e sair por aí atrás de grandes histórias. Foda-se que ninguém vai ler. Foda-se que não vende. Foda-se que os jornais contemporâneos só pensam em explorar estereótipos (O gaúcho endeuzado por ZH ou o anti-RBS do Correio do Povo). Tem muito a ser visto e narrado, histórias emocionantes, marcantes, surreais, de pessoas que, muitas vezes, vivem ao nosso redor, como se fossem invisíveis. Comecei a ler um livro típico de graduação intitulado "Repórteres", que reúne uma espécie de "making-off" de grandes reportagens de jornalistas como Caco Barcelos, Carlos Wagner, Joel Silveira, José Hamilton Ribeiro, Ricado Kotscho, entre outros, e, observando atentamente, percebe-se que as histórias sempre estiveram ali, exibindo-se para todos a céu aberto, enquanto o único trabalho que eles tiveram, com um puta talento, foi ver, e às vezes vivenciar o acontecimento, relatando-o como se aquele fato real fosse uma bela história de ficção, de tão impressionante que ela realmente é. E lendo isso tudo, fico maluco, sonhando em cobrir de perto, por exemplo, a Copa de 2014, vendo como o neguinho lá na favela do Rio de Janeiro vê toda a movimentação de turistas do mundo inteiro na cidade, que investirá, como outras, pesado em infra-estrutura, ver como tudo isso reflete na vida dele, enfim, contar histórias, refazer caminhos que foram trilhados há anos, como a reportagem do organizador do livro, Audálio Dantas, que relatou para a revista Realidade a Segunda Guerra de Canudos, que culminou com o fim da cidade do sertão.
Bom, não ia escrever nada hoje, pois estou caindo de sono, mas vou dormir com todos esses sonhos de realizações pessoais na cabeça. Ah, e amanhã devo saber o sexo do meu nenê, e quero viver para fazer esses trabalhos para entender e poder dar os melhores conselhos possíveis para meu filho (a). Está certo, até admito que às vezes, quando estamos no mercado, ficamos putos da vida com certas coisas que acontecem dentro das empresas, mas quando estamos fora, sentimos aquela coceirinha de repórter que quer, de uma forma ou de outra, melhorar o mundo em que vive. Entre alguns palavrões e algumas histórias de putarias, há nesse que vos escreve uma puta vontade de mudar a porra toda. Agora vou à latrina para depois ferrar no sono.

1 Comentários:

  • A vida que Ninguém Vê, da Eliane Brum, é um exemplo muito legal de reportagens que abordam as pessoas que vivem a margem da história oficial! E são essas pessoas que realmente constróem uma nação!

    Por Blogger Aline, às 16 de junho de 2010 às 15:05  

Postar um comentário

<< Home