.

sábado, 18 de junho de 2016

Questionamentos bíblicos

Nada melhor do que a sinceridade de uma criança para questionar – racionalmente – o que está na bíblia. Hoje levei a minha pequena Larissa na festa junina da escola dela e, como tradicionalmente acontece, havia a pescaria. Eis que ela tirou um pequeno livro que tem um título revelador: Adão e Eva. A coleção se chama “Histórias da Bíblia 3D”. Não sei por que diabos é 3D, mas enfim. Cheguei a pensar, inicialmente, que ao abrir o livro o Adão e a Eva iriam saltar pelados na minha frente, mas não... felizmente. Acontece que a Lary pediu para eu contar a história do livrinho que ela ganhou na pescaria antes de dormir e... aí vamos nós...
No meu tempo, eu não me ligava em questionar histórias desse tipo, afinal, se Deus estava dizendo, estava dito. Quem era eu para questionar?? Um fedelho de 5, 7 ou 9 anos, que nunca tinha feito nada na vida não tinha moral para questionar o Pai de todos... o negócio era abaixar a cabeça e dizer, “sim senhor, Todo Poderoso, o senhor tem razão”. Mas, hoje em dia, as coisas estão diferentes.
Ler tal história para a minha pequena foi um teste de paternidade. Primeiro, ela queria saber o que era o tal paraíso. Então, expliquei que no paraíso tudo era bom: todo mundo era feliz, não tinha briga, tudo era uma felicidade só! No desenho exposto no livro, para vocês terem uma ideia, está uma ovelha correndo atrás de um leão. Tanto eu, quanto ela, achamos o máximo! Imaginem, um leão e uma ovelha brincando pacificamente. Se pá, a ovelha dava uma mordida na traseira do leão e ficava tudo na parceria. Mas, a história segue... E, inicialmente, a Lari queria saber o porquê de o Adão e a Eva terem sido expulsos do paraíso. Optei pela explicação tradicional: Deus disse que eles não podiam comer a dita maçã, e eles comeram, logo, foram expulsos... Então, veio a sinceridade racional da criança: mas por que eles não podiam comer a maçã??? Eu olhei para ela e concordei: é, por quê??? Que mal tem em comer uma maçã??? Tudo bem, até tinha a serpente oferecendo, mas não deixa de ser uma maçã. Arrisquei dar essa explicação: É porque foi a serpente que ofereceu. A resposta foi um questionamento que gostaria que o papa explicasse: mas e se fosse outra maçã?? Ora, pois... Essas crianças com seus questionamentos... Pois é, e se fosse outra maçã??? Eu tentei advogar em razão do Nosso Senhor, dizendo que a maçã da serpente não poderia ser comida, e que, por isso, Adão e Eva foram expulsos do paraíso. Pois eis a sentença da minha pequena: “que chato!”. É verdade, que chato. Os coitados do Adão e da Eva comeram uma maçã, bem como a Branca de Neve, e só por isso se deram mal... Mas, o pior estava por vir...
Passando os meus olhos sobre o livro, deparo-me com a seguinte sentença: ADÃO E EVA TIVERAM UM FILHO QUE SE CHAMOU CAIM. MAIS TARDE, NASCEU ABEL – Primeiro, tive que esclarecer que Abel não era a Bel – a nossa vizinha. Ela queria saber por que a Bel (o Abel do livro) era menino. Então, tive que tentar explicar que Abel era menino e a Bel era menina... Superado isso, segui com a história: DEUS GOSTOU MUITO DE ABEL (Caralho, por que diabos Deus gostou muito de Abel????). CAIM NÃO AGUENTOU TANTO CIÚME. ARMOU UMA CILADA CONTRA O SEU IRMÃO E O MATOU – sinceramente, não tem como contar uma história ãnsim para uma criança... Primeiro, Deus se apaixona, do nada, por Abel. E, então, Caim fica morrendo de ciúmes e resolve matar o dito cujo!!!! E, então, Caim, que matou o irmão por ter ciúmes de Deus, é expulso do paraíso... Depois, aparece o mais inacreditável da narrativa: A PARTIR DO PECADO DE ADÃO E EVA, O MUNDO PASSOU A VIVER CHEIO DE CORRUPÇÃO. DEUS SE ARREPNEDEU DE TER CRIADO O HOMEM... COM TRISTEZA, DECIDIOU QUE ERA HORA DE ACABAR COM TUDO.
Cacetada! Que Deus é esse, que cria tudo a partir do nada, faz uma cagada gigante, e depois se arrepende da merda que fez e resolve acabar com a porra toda?? E como eu, um pobre originário dessa zona toda, vou explicar isso para a minha pobre e inocente filha, de cinco anos???? Por favor, vamos rever essa história... Foi o que fiz... E contei que tudo não passou de um mal entendido entre Deus e a cambada da humanidade, mas que no fim todos se acertaram e todos estão bem, tocando tudo isso que hoje chamamos de planeta Terra... “Mas pai, por que o planeta se chama Terra?”... Sinceramente.... não faço a mínima ideia, afinal, 70% do planeta é composto de água... Alguém me ajuda com essa???

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home