.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

O gol do time de verde

Quase seis meses depois, volto a movimentar esse fantasmagórico e desértico espaço... Para você, leitor imaginário, segue o texto que se segue, tentando recuperar o ritmo perdido em algum lugar do passado recente:


Tentar assistir a uma partida de futebol com a minha pequena por perto, sempre é um teste para a minha capacidade de persuasão. Dessa vez, fui acomodar ela e experimentei colocar no jogo entre Chile e Bolívia, para ver o que ela falaria. Não demorou muito para se manifestar:
- Pai, coloca num desenho.
- Vamos ver o jogo nenê...
- Jogo é chato.
- Eu sou o time de verde e você é o de branco – disse eu, pensando em motivá-la, pois o time de branco era o Chile, o que queria dizer que ela tinha mais possibilidades de fazer um gol. Aliás, os chilenos já venciam por um a zero.
Aos poucos ela se empolgou com a brincadeira e esqueceu o desenho. Mas, como o futebol é imprevisível, lá pelas tantas o árbitro marca uma falta para a Bolívia a uns bons metros da grande área do Chile. Pensei: “vão errar e, no contra-ataque é bem capaz dos chilenos fazerem mais um”. Mas que nada. Não é que o tal de Jhasmani Campos mete a bola lá onde dormia a coruja.
- Golaço!
Silêncio.
- Golaço do papai! Olha só nenê, meu time fez um gol! O time de verde fez um gol!
- BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!!!!!! Eu não quero ser o time de branco!!!!
- Mas nenê, está empatado!!! Você tava ganhando e agora o papai empatou...
- NÃOOOO, EU NÃO QUER SER O TIME DE BRANCO!!! EU QUERO VER DESENHO!!!
É, dessa vez meu plano não deu certo. Acabei mudando para o desenho. Porém, no intervalo, inventei de colocar no jogo para ver quanto estava e, por coincidência, tinha pênalti pro Chile.
- Olhai, nenê, pênalti pra ti. Se tu fizer tu ganha.
- Se eu fizer eu ganho?
- Sim. Vamos ver. Mas não é justo...
- É justo sim! O pai vai perdê-er, o pai vai Perdê-er.....

E aos 55 do segundo tempo, Vidal faz de pênalti...
- Êêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêê! Gol meu!!!! Ganhei pai?
- Sim, ganhou nenê...
- Iupiiiiiiiiiiiiiiiii! Agora conta uma historinha?
- Conto. Era uma vez....



3 Comentários:

Postar um comentário

<< Home