.

sábado, 6 de abril de 2013

Leituras – Texto chato da porra

A maioria dos vagabundos leitores não tem paciência para ler nada sobre outros livros. Aliás, a maioria dos leitores sequer lêem porque tem preguiça e porque são vagabundos mesmo. Por sinal, acredito que nem existem mais leitores, apenas pseudo-leitores que dizem que lêem, mas na verdade não lêem porra nenhuma. Enfim, como é óbvio, não acredito muito na humanidade – e muito menos nos leitores.
De qualquer forma, vou deixar aqui, no vácuo, algumas considerações sobre minhas leituras.
Estou acabando de ler o terceiro livro de uma espécie de trilogia sobre a parresía do Foucault (não é trilogia, mas eu assim denomino, pois é o terceiro livro, de uma série bem maior, de textos escritos a partir de palestras do filosofo realizadas até poucos meses antes de sua morte, em 1984). É um livro muito bom, aliás, pra quem faz qualquer curso na área das Ciências Humanas, é um livro BOM PACARAÍ, e obrigatório para jornalistas... Livro não, livros... A trilogia a que me refiro é “Hermenêutica do sujeito”, “O governo de si e dos outros” e “A coragem da verdade”.
Entrando nessa onda de parresía, do tudo dizer, da franqueza absoluta, confesso que não entendo porque eu continuo comprando livros. Tem pelo menos uns cinco aqui que estou louco pra ler, como “Honra teu pai”, do Gay Talese, “História regional da infâmia”, do Juremir, e outros, mas mesmo assim peguei mais um. Tipo ãnsim (uma gíria mista entre a fala da minha enteada e do barbeiro lá de Santo Ângelo), faz mó tempão que quero muito ler esses livros, que não são pequenos (umas 300, 400 páginas), mas aí me pilhou a idéia de, de repente, se pá, dar um pulo em Kingston na volta dos US para o Brasil, e aí dei um bizu na internet e achei o “Queimando tudo”, uma biografia de 500 páginas do Bob Marley, e numa dessas até posso usar o bagulho na minha tese, e aí foi que, quando vi, tinha encomendado o troço que deve ta chegando...
Até eu ia escrever mais, mas estou entrando na onda dos leitores, e também estou com preguiça, por isso vou dormir, afinal, são 2h20 da madrugada e estou terminando um fardo de long neck de Polar. Portanto, simplesmente, fui!

1 Comentários:

Postar um comentário

<< Home